Aécio Neves diz que salário mínimo está muito alto, aponta boato

By | 12/10/2014
Aécio Neves teria dito que salários no Brasil estão altos demais, diz boato

Aécio Neves teria dito que salários no Brasil estão altos demais, diz boato

Boato – Durante 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais, Aécio Neves disse que salário mínimo está muito alto.

Na reta final das eleições presidenciais, a disputa entre Dilma Rousseff e Aécio Neves, candidatos que irão disputar o segundo turno, está pegando fogo. Por si só, o pleito já deixa os eleitores à flor da pele. E como se não bastasse, a indecisão de Marina Silva e do PSB a qual candidato apoiar coloca mais lenha na fogueira.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Como de costume, as acusações não ficaram de fora. Seja nos debates eleitorais, seja na internet. E, este ano, com um bônus: as redes sociais estão colaborando para a rápida disseminação dessas informações. E como também não poderia faltar, as mentiras estão se espalhando na velocidade da luz.

Antes mesmo do resultado do primeiro turno, uma imagem de Aécio Neves com uma frase atacando o salário mínimo, já circulava na rede. Após o dia 5 de outubro, a imagem ganhou mais força e está circulando rapidamente pelas redes sociais. Confira:

O salário mínimo no Brasil está muito alto, o que vem prejudicando o lucro das indústrias brasileiras. Fala de Aécio Neves, durante o 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais

A imagem causou revolta em muitos brasileiros, mas será mesmo que o candidato do PSDB teria dito isso?

Vasculhando a rede, atrás de mais informações sobre o 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais, não encontramos nenhum dado que comprove a existência do evento. Aliás, o tal Simpósio só está relacionado com notícias a respeito da fala de Aécio. Não encontramos nenhum site, nenhuma cartilha, nenhum convite ou ainda, nenhuma cobertura sobre o evento.

Além disso, Armínio Fraga, consultor econômico de Aécio, foi entrevistado pelo jornal Estado de São Paulo. Em sua entrevista, Armínio afirma que o salário mínimo cresceu bastante nos últimos anos. Porém, a entrevista que encontramos na internet está cortada e não se sabe em qual contexto o consultor falava sobre o assunto.

Por conta disso, acredita-se que pessoas da oposição atribuíram a frase de Armínio a Aécio e, então, a confusão começou. Para acabar com a discussão, o PSDB até protocolou um projeto de lei na Câmara de Deputados, pedindo que a política do reajuste do salário mínimo se estenda até 2019.

Se Aécio disse essa frase a alguém que não deveria confiar, isso não sabemos. Mas agora, sabemos que ele não disse nada no 5º Simpósio Empresarial de Minas Gerais. Até porque o evento simplesmente não existe.

One thought on “Aécio Neves diz que salário mínimo está muito alto, aponta boato

  1. luiz

    o evento chama-se 5.º simpósio empresarial de São Paulo

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *