Aécio é investigado por tráfico internacional de drogas, diz informação falsa

By | 05/02/2015
Boato diz que EUA investiga Aécio Neves

Boato diz que EUA investiga Aécio Neves

Boato – O Departamento Antidrogas dos Estados Unidos está de olho no senador que foi candidato à Presidência da República nas últimas eleições.

Apesar de os boatos envolvendo políticos terem dado uma acalmada no período pós-eleitoral, alguns resquícios de histórias levantadas durante as últimas eleições ainda pipocam na web. A maioria envolve os candidatos à Presidência no segundo turno, Dilma Rousseff e Aécio Neves. E hoje, o Boatos.org vai falar de uma delas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Há muito tempo, circula na internet a informação de que o senador por Minas Gerais seria usuário de cocaína. Apesar de nunca uma prova concreta ter sido apresentada, o boato caiu na boca do povo (um texto do Boatos.org fala, inclusive, do assunto). Porém, em 2014, começou a aparecer uma acusação muito mais grave contra Aécio.

Um texto, que foi publicado originalmente no Portal i9 e foi reproduzido pelo site Plantão Brasil, dá conta de que Aécio Neves seria investigado por tráfico internacional de drogas pelo DEA (Departamento Antidrogas dos Estados Unidos). Leia trechos:

 Aécio é investigado pelo Departamento Antidrogas dos Estados Unidos por tráfico internacional de drogas

Depois da repercussão nacional e internacional envolvendo o nome do senador Aécio Neves (PSDB) com helicóptero pertencente, a Agropecuária Limeira, preenchido com 450 quilos de cocaína, no qual foi divulgado amplamente pelo canal Telesur e um dos sites mais famosos dos EUA, o TMZ. O juiz federal Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa do Espirito Santo, recebeu em seu gabinete o agente da Polícia Federal Rafael Pacheco. Ele estava acompanhado de dois homens que falavam português com sotaque.

Apresentaram-se ao juiz como agentes da DEA – a agência antidrogas americana.

A conversa era informal e se alongou. Os agentes da DEA contaram ao juiz que, assim como o México é a rota da droga para os Estados Unidos, o Brasil se transformou no principal corredor da cocaína exportada para a Europa, e assim como no México o tráfico de drogas alimenta a política, no Brasil não seria diferente, e essa especulação que envolve o nome do Senador Aécio Neves, “os interessa e muito”!

A história é impressionante e um prato cheio para muitas pessoas que não têm simpatia com o político mineiro. Mas, se analisada, não sustenta. Para começar, o título que fala de investigação é um já contradiz o próprio texto. O conteúdo fala de uma “conversa informal” (se é conversa informal não é investigação) e que o nome de Aécio seria citado como especulação.

Além disso, o texto usa como fontes matérias do site americano TMZ e da TV estatal venezuelana Telesur. Porém, há um detalhe: as matérias do TMZ e da Telesur estavam com erros de informação.

Fazendo uma análise dos dois textos estrangeiros, podemos perceber que a matéria do TMZ (do dia 22 de outubro) foi uma cópia da matéria da Telesur (datada de 14 outubro). O gancho para a publicação do site norte-americano foi atingir Lindsay Lohan, que havia acabado de publicar em redes sociais o apoio a Aécio Neves.

À época da postagem, o Brasil Post fez um texto desmentindo a história publicada no TMZ (o que também derruba a história da Telesur, já que as matérias são cópias). O primeiro erros apontado é a da quantidade de cocaína que teria sido encontrada no helicóptero (4,5 toneladas e não 450 quilos) da família Perrela em novembro de 2013. 

O segundo erro no TMZ e na Telesur está em relação ao próprio envolvimento de Aécio Neves no caso. Os sites dizem que Aécio era o dono do helicóptero, mas não há prova alguma de que Aécio Neves tenha o nome envolvido na história. Mais de um ano após o ocorrido, a Justiça ão cita, em momento algum o nome de Aécio no caso. Essa matéria do Diário do Centro do Mundo aponta isso.

Sobre os sites que publicaram a notícia. Primeiro, o Portal i9 já é conhecido por algumas histórias desmentidas no Boatos.org como, por exemplo, a de que Lula havia apoiado o genocídio na Venezuela. Já o Plantão Brasil é um site que divulga muitas notícias que atacam o PSDB. Poderíamos dizer que é, mais ou menos, uma TV Revolta ao avesso.

Sobre as mídias internacionais, a Telesur é um veículo estatal controlado pelo governo da Venezuela. Não há como negar que eles têm uma antipatia natural a candidatos liberais como, por exemplo, Aécio. E o TMZ é o maior ícone do jornalismo marrom nos Estados Unidos.

Se ainda sim você não se convenceu que a história é falsa, pense comigo. Se os EUA realmente estivessem investigando Aécio Neves, já teria caído em outros veículos de mídia de mais credibilidade e nada apareceu até agora. Esta informação atesta que a história de que Aécio seria investigado pelo Departamento Antidrogas dos EUA é falsa.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Jorge Machado. Se você quiser sugerir um tema para oBoatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

7 thoughts on “Aécio é investigado por tráfico internacional de drogas, diz informação falsa

  1. GERALDO

    A MAIOR FAÇANHA DO DIABO É PROVAR QUE ELE NÃO EXISTE, A MÍDIA NÃO PODE DESDE MUITO TEMPO, SER IMPARCIAL NO QUE REFERE AO PSDB E PRINCIPALMENTE AO SENADOR INTOCÁVEL AÉCIO NEVES,SERIA O MESMO QUE DAR UM TIRO NO PÉ,JÁ QUE TODOS ESTÃO ALINHADOS NOS MESMOS PROPÓSITOS,QUE ENVOLVE MUITOS OUTROS SETORES, QUE TEM COMO QUESTÃO DE HONRA IMPLANTAR O NEOLIBERALISMO NO BRASIL,E ACABAR COM O PT,SE O PT TINHA PLANOS DE PERPETUAR-SE NO PODER,IMAGINAR A FOME DE PODER ABSOLUTO DO PSDB É DE ARREPIAR,POIS PIOR QUE QUALQUER DITADURA,NOS DIAS DE HOJE É SE TER UMA EMISSORA DE GRANDE ABRANGÊNCIA AO DISPOR DE UM PARTIDO NEOLIBERAL,SEM MENOR ALINHAMENTO COM O POVO A NÃO SER QUANDO É NECESSÁRIO PARA SE CHEGAR AO PODER,

    Reply
  2. Denys Cristian De Arantes Cardoso

    Quer convencer quem ? Com essa matéria furada, td o que cerca o Aécio na terra dele, sabe muito bem como ele é dujo, foi pego várias vezes pela polícia, inclusive pelo policial que o denunciou várias vezes e q agora está morto, Aecinho do pó é como é conhecido em sua região, vai tapar o sol com a peneira em outro lugar.

    Reply
  3. DUARTE

    Quando foi que a justiça e a mídia fez alguma coisa para incriminar algum politico do PSDB.

    Reply
  4. Rosangela

    A CIA ou o FBI ..nao investiga nada informalmente.. se ligaaa.
    Vcs nao tem mais o que fazer alem de defender esse canalha?
    Me poupe.. poupe a paciencia dis conhecedores do assunto..

    Reply
  5. Le Ferraz

    Ah tá… Se fosse mesmo mentira Aécim já teria processado todo mundo…

    Reply
  6. Walter

    Mas ninguém pode negar que os amiguinhos de Ecim são traficantes da pesada.

    Reply
  7. Camila Garrucho

    Olá, vocês atribuíam essa meteria como uma sugestão minha, mas não foi. Eu fiz uma outra sugestão via facebook a vocês, sobre um video do sistema cantareira, talvês vocês tenham confundido. rsrs

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *