Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Chefe da Abin denuncia plano de Lula e PT para derrubar avião de Teori #boato

Chefe da Abin denuncia plano de Lula e PT para derrubar avião de Teori #boato

Boato – Diretor chefe da Abin confirmou ao Estadão grampo telefônico em que Lula e PT planejavam derrubar avião de Teori Zavascki.

E lá vamos nós falar de mais uma teoria da conspiração que circula a respeito da queda do avião de Teori Zavascki. Mais uma vez, essa seria “a prova” de que o ministro do STF e relator da Lava-Jato foi assassinado.

Diretor da Abin denuncia sobre grampo que Lula planejava a queda de avião de Teori, diz boato
Diretor da Abin denuncia sobre grampo que Lula planejava a queda de avião de Teori, diz boato

Um texto, que viralizou no WhatsApp e Facebook, aponta que um diretor da Abin avisou o Estadão que descobriu um plano de Lula e o PT de derrubar o avião de Teori Zavascki. O texto aponta que o ex-presidente e o PT estão tentando abafar a história. Leia:

*REPASSEM O BRASIL PRECISA SABER*

Diretor chefe da ABIN, em conversa particular vazada para um jornalista do jornal Estadão, confirma grampo telefônico que indica um plano arquitetado por pessoas ligadas ao ex presidente Lula e alguns integrantes da cúpula do PT para derrubar o avião prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, que decolou, hoje, de São Paulo com destino a Parary, no Rio de Janeiro. De acordo com a Agência Brasileira de Inteligência, o interesse do grupo comandado pelo ex presidente era derrubar o avião para causar a morte do Ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, relator da operação lava jato no Supremo, que viajava na aeronave.

Por suposto, o ex presidente e o PT estão tentando abafar a notícia do vazamento, mas nós, pessoas do bem e comprometidas com a verdade, não podemos permitir. Brasília, 19.01.17 (09:00h)

Chefe da Abin denunciou plano de Lula e PT para derrubar avião de Teori?

Muita gente começou a compartilhar a história como se fosse a prova cabal de que Teori foi assassinado. Mas, assim como a história que falava do Sargento Marcondes, essa história não se sustenta. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O primeiro ponto está no próprio texto. Ele tem a característica de muitos boatos que circulam online: tem caráter alarmista, pede compartilhamento, erros de português e de ortografia. Isso já ajuda a dar uma cara de boato na história.

Para além disso: se você for notar, a estrutura deste texto é muito parecida com a do sargento Marcondes. Ele também começa com quase as mesmas palavras. Se tiver dúvidas, leia aqui. E, como você viu, a história do Marcondes era boato.

Só para terminar um ponto importante da história está no fato do “diretor chefe da Abin ter passado a história para o Estadão”. Só que nem o Estadão e nem a Abin se manifestou sobre o assunto. Em um ponto no qual a história já não conseguiria mais ser escondida, seria razoável sair uma matéria sobre o assunto. Por sinal, não existe “diretor chefe” da Abin. O cargo se chama “diretor geral”.

Resumindo: a história de que o diretor chefe da Abin revelou ao Estadão grampos que incriminam Lula e o PT é falsa. É mais um boato que circula na web após a morte de Teori.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 9331-6821.