Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Abin e Dilma monitoram Sérgio Moro criminosamente #boato

Abin e Dilma monitoram Sérgio Moro criminosamente #boato

Boato – Abin está monitorando juiz Sérgio Moro a mando de Dilma para livrar a cara de Lula. Inteligência do Exército revelou informação em áudio.

Março está acabando, mas os boatos envolvendo Dilma, Lula e Moro não estão. Depois da condução coercitiva do ex-presidente, da nomeação de Lula como Ministro da Casa Civil e da revelação dos áudios entre Lula e Dilma, o que não faltam são histórias sobre os três na internet.

Dilma monitora Sérgio Moro por meio da Abin, diz boato
Dilma monitora Sérgio Moro por meio da Abin, diz boato

A última delas aponta que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) esteve monitorando o juiz Sérgio Moro a mando de Dilma para favorecer Lula. Tudo surgiu com um áudio no WhatsApp. Depois foi para uma mensagem no Facebook, leia e veja transcrição:

ABIN monitorou Moro para livrar Lula, a mando de Dilma revela inteligência do Exército

NOVO ÁUDIO CONFIRMA QUE SÉRGIO MORO TAMBÉM ESTAVA SENDO MONITORADO PELA ABIN, E ISSO SE CARACTERIZA CRIME DE FAVORECIMENTO PESSOAL DE DILMA ROUSSEFF

Bom, eu falei com um colega agora de Brasília. Lá da EP, edifício 7. É o seguinte… o Moro já tava fundamentando a prisão do Lula. A Abin tá monitorando o Moro de tudo quanto é jeito. A presidenta já tava sabendo e o Lula está recebendo o terminho de posse daquele Bessias, ou Messias, sei lá. Entendeu?

Isso que ia prender o Lula hoje, que o mandado ia sair hoje em São Paulo. Antes de sair a publicação regular do Diário Oficial, porque se fosse pelas via regular, sairia só na quinta ou sexta. Possivelmente na sexta. Se ele aceitasse hoje e assinasse, sairia hoje, a gráfica não faz no mesmo dia. Amanhã prepararia e seria publicado na sexta. Ela correu, correu, página só. Mandou editar em regime de urgência, edição extra, mandando nomear o vagabundo.

O Moro ficou muito puto, ficou sabendo que estava sendo monitorado e resolveu abrir o sigilo já que a Abin estava monitorando ele. Terminou a fundamentação do mandado de Lula, recebendo os informes, as escutas, a Dilma mandou imprimir o Diário Oficial. Aí já saiu online e o c… e f…

É isso aí, é um monitorando o outro. A presidente cometeu o crime de favorecimento pessoal, comum no exercício da Presidência da República. Acabou para ela. Não tem mais o que fazer…

Abin monitorou Sérgio Moro?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Da mesma forma que os defensores do governo compartilharam a informação que o telefone do Planalto estava sendo monitorado, os defensores do impeachment compartilharam de que era Moro que estava sendo ouvido. Só tem um detalhe, a informação é falsa.

O primeiro ponto está na fonte da informação. Não é de hoje que áudios do WhatsApp fazem denúncias políticas que não estão na mídia. Adivinhe quantas desses foram verdadeiras até hoje? Por incrível que pareça, o número é zero. Z-E-R-O.

O segundo ponto está no posicionamento de Moro. Se ele soubesse que estava sendo monitorado ilegalmente, não seria razoável que ele mesmo fizesse a denúncia? E o que ele falou a respeito? Nada.

Por fim, a própria Abin desmentiu, por meio de nota oficial, que está fazendo qualquer monitoramento relacionado à Lava Jato. De acordo com a Agência, eles não têm sequer prerrogativa para fazer isso. Leia:

A ABIN esclarece, em resposta a rumores veiculados na imprensa e nas redes sociais, que não tem nenhum tipo de envolvimento ou participação nas investigações realizadas pela Operação Lava Jato. A ABIN não possui a prerrogativa de interceptação das comunicações e não realizou – nem realizará – ações de Inteligência de qualquer natureza, sob qualquer pretexto, que tenham por objetivo influenciar ou prejudicar o andamento da operação, ou que envolvam qualquer tipo de investigação ou monitoramento dos acusados, órgãos públicos ou seus agentes.

A Presidente da Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência (CCAI) do Congresso, deputada Jô Moraes (PC do B), também se manifestou por meio de nota. Chama atenção o trecho que diz “Um órgão de tamanha relevância não pode ser irresponsavelmente acusado com base em “áudio que circulou em redes sociais e grupos de WhatsApp”. O que faz todo sentido.

Resumindo: a história que diz que Moro está sendo monitorado não passa de mais um conto da carochinha no meio de toda a onda de boatos que circulam na internet nos últimos tempos. Não, Dilma e a Abin não monitoraram Moro.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Avila Jandi e Leonardo Saggiorato. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.