Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > O melhor do Boatos.org em 2016, por Carol Lira

O melhor do Boatos.org em 2016, por Carol Lira

A repórter Carol Lira escolhe os cinco textos que mais gostou de escrever em 2016 no Boatos.org. Lista vai de oferta falsa a Domingos Montagner. Texto faz parte da retrospectiva do ano. 

A palavra resistir define o ano de 2016. Resistir à crise econômica, política, às tragédias, à zoeira e, como sempre, aos boatos. De dominação comunista ao fim do mundo, não foram poucas as balelas espalhadas em 2016.

Carol Lira escolhe os melhores boatos de 2016
Carol Lira escolhe os melhores boatos de 2016

Há quase um ano na equipe do Boatos.org, já desmenti muitas falcatruas, balelas e histórias sem pé nem cabeça na internet. Algumas mais fáceis outras mais difíceis, algumas inesquecíveis outras nem tanto. Aproveitando a onda de fim de ano, trago aqui os cinco boatos que mais me marcaram em 2016.

Leia também: Os cinco boatos que mais bombaram no Boatos.org em 2016

O melhor de 2016, por Hellen Bizerra

Editor do Boatos.org escolhe quais foram os textos que mais gostou de desmentir em 2016

Assista: Boatos.org escolhe os textos que mais gostaram de escrever no ano

5) Vale-presente grátis do Extra

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Em quinto lugar, está a história do vale-presente no supermercado. Entre as promoções mais cobiçadas da web, estava lá o vale-presente de R$ 150 grátis. Mas a suposta promoção era, na verdade, mais um link malicioso para te fazer passar por “trouxa” nas redes sociais.

4) MST nem Nova York

No quarto lugar está a história do protesto do MST em Nova York. Essa é aquela velha história do “quem conta um conto, aumenta um ponto”. Tudo começou com uma imagem compartilhada na web, em que aparecem manifestantes do movimento em frente ao consulado do Brasil em Nova York.

Vendo isso, as mentes brilhantes da internet acharam cômodo causar um rebuliço nas redes sociais com a imagem, que na verdade, foi feita por simpatizantes do movimento nos EUA para relembrar os 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás. Não tinha nada de protesto.

3) Bolsa família dá renda extra

Na terceira posição, entra um texto recente que considerei importante desmentir. E isso por dois motivos: porque causou muita confusão Brasil adentro e o outro está ligado ao fato de muita gente ter caído, inclusive quem (de fato) precisava.

O boato começou a circular depois de um áudio no WhatsApp, que apontava uma bolsa prêmio para beneficiários do Bolsa Família. No final, o boato foi desmentido pelo próprio Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário que negou qualquer reajuste no programa.

2) Coisas diabólicas na Índia

Ocupando o segundo lugar da lista está uma história que me fez pensar o quanto o Boatos.org é importante. “Coisas diabólicas só acontecem na Índia por causa de religião” foi um desmentido necessário e por isso gostei de escrevê-lo.

Dessa vez, o boato apontava que a adoração aos deuses gera coisas diabólicas e, que só acontecem na Índia. A história dava a entender que por ter outra religião a Índia era amaldiçoada. No fim, o caso não tinha nada a ver com o diabo e, sim com o preconceito das pessoas. E, talvez, a possibilidade de conscientizar alguém foi o que colocou ele no patamar dos finalistas.

1) Camila Pitanga empurrou Domingos Montagner

Na primeira posição está “Camila Pitanga empurrou Domingos Montagner na água para ajudar Lula e o PT”. O queridinho da lista é o texto sobre o assunto mais absurdo que já escrevi. Este foi um texto que realmente me deixou preocupada com a irresponsabilidade das pessoas na internet.

O boato começou a circular depois da tragédia envolvendo o ator e afirmava que a atriz seria a responsável pelo acidente para aliviar a barra do Lula e do PT. Enfim, a história era tão bizarra que se desmentia por si só. Mas, talvez, o mais bizarro tenha sido a quantidade de gente que acreditou.

Marcações: