Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Opinião > Os 5 textos mais lidos de 2014 no Boatos.org

Os 5 textos mais lidos de 2014 no Boatos.org

Saiba quais histórias falsas na internet deram mais o que falar mês a mês no ano de 2014. Texto faz parte da retrospectiva do Boatos.org

O ano de 2014 está acabando e os jornalistas do Boatos.org já escolheram quais foram os seus textos prediletos no ano de 2014. Se vocês não viu, vale acessar o link das histórias que foram destaque no ano pela escolha da nossa redação. Vale também assistir o vídeo abaixo.

Porém, algumas histórias que marcaram o ano ficaram esquecidas na nossa lista. Para fazer justiça com muitas histórias que deram o que falar no ano de 2014, estamos fazendo uma linha do tempo para mostrar o que foi destaque em cada mês do ano. Confere aí:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Janeiro – O acidente na montanha russa

Vídeo de acidente em montanha russa de Orlando é falso
Vídeo de acidente em montanha russa de Orlando é falso

No início do ano, o Boatos.org ainda era um “bebê” de seis meses. Sem ser atualizado diariamente, a página não tinha a audiência que teve em meses seguintes. Porém, uma história que circulou na web ajudou o site a ser mais visto na web. Quase no final do mês, um link que dizia ser de um vídeo de um acidente de montanha russa nos EUA viralizou na web. E esse foi o texto que mais bombou no primeiro mês do ano.

Fevereiro – A história da Bolsa-Prostituição

Senado teria projeto de bolsa-prostituição, diz boato
Senado teria projeto de bolsa-prostituição, diz boato

Em fevereiro, uma equipe de colaboradores começou a escrever para o site e ele passou a ser diário. Porém, o texto que mais bombou no mês foi uma história escrita em 2013 e que voltou a circular: um texto apontava que o Senado havia aprovado uma bolsa de R$ 2 mil para prostitutas. A história era de um site de notícias falsas e o Boatos.org desmentiu a balela.

Março – Filho do Lula é dono da Friboi

História de que Lula é dono da Friboi volta a circular
História de que Lula é dono da Friboi volta a circular

Em março, o início da campanha publicitária da Friboi fez com que boatos sobre a empresa circulasse na internet. Um boato que falava que o filho do dono da empresa, que tinha 13 anos, estava namorando uma personal trainer de 30. Esse foi o segundo texto mais bombado do mês. O primeiro foi uma história que já havia sido publicada no Boatos.org e que diz a empresa pertence ao filho do ex-presidente Lula.

Abril – Michael Jackson não morreu

Fã teria dito que Michael Jackson está vivo
Fã teria dito que Michael Jackson está vivo

Em abril, uma história que foi divulgada pela TV foi a que mais bombou no mês. Um sujeito apareceu no Programa Balanço Geral, da TV Record, e disse que tinha provas que Michael Jackson estava vivo. Mas claro, a história não tinha nem pé nem cabeça.

Maio – Criança prevê tragédia na Copa e morre

Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido
Criança de seis anos teria previsto tragédia e depois morrido

Em maio, o clima de Copa do Mundo começou a tomar o país. E isso começou a influenciar a boataria na web. E, no mês anterior ao Mundial, uma história sem pé nem cabeça fez sucesso. Ela era bem elementar: dizia que uma menina de seis anos previu que uma tragédia aconteceria na Copa. Três dias depois, morreu. Relembre a história que, claro, é falsa.

Junho – O boato da Bolsa-Prostituição

Senado teria projeto de bolsa-prostituição, diz boato
Senado teria projeto de bolsa-prostituição, diz boato 

Apesar de junho ser o mês do início da Copa do Mundo, mais uma vez o boato da Bolsa Prostituição foi o de maior destaque. A história voltou a ter destaque na web e, desta vez, até o próprio Senado teve que desmentir a história.

Julho – Brasil entregou a Copa para a Alemanha

Teoria da conspiração diz que Brasil entregou a Copa
Teoria da conspiração diz que Brasil entregou a Copa

Em julho, rolou o boato que também acabou sendo o texto mais acessado do ano no Boatos.org. Depois da derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha, começou a surgir na internet um texto que falava que o Brasil teria entregado a Copa para os europeus. A história tinha um enredo digno de filme de espionagem, mas era velha. O mesmo texto sempre é usado em eventos esportivos.

Agosto – Pastor Everaldo solta pum em entrevista ao vivo

Pastor Everaldo soltou pum em rede nacional, diz boato
Pastor Everaldo soltou pum em rede nacional, diz boato

Após a Copa, o assunto que dominou a web foi as eleições. E, apesar de o mês ter o acidente trágico com Eduardo Campos, o texto mais lido do mês foi do suposto pum do candidato Pastor Everaldo durante entrevista no Jornal Nacional. O vídeo era uma piada (muito engraçada, por sinal), mas muita gente acreditou que era verdadeiro.

Setembro – Vídeo flagra Viviane Araújo transando na rua

Vídeo de sexo de Viviane Araújo vaza na web, diz boato
Vídeo de sexo de Viviane Araújo vaza na web, diz boato

Com a campanha eleitoral pegando fogo, o texto mais visto de setembro não foi nem de Dilma, nem de Aécio e tampouco de Marina. A história que mais deu o que falar foi a do suposto vídeo de sexo da atriz Viviane Araújo na rua. Tempos depois do vídeo circular na web, descobriu-se que não era ela no vídeo.

Outubro – Aécio agrediu ex-namorada em 2009

Informação de que Aécio agrediu namorada é falsa
Informação de que Aécio agrediu namorada é falsa

Em outubro, a guerra entre Dilma e Aécio ferveu na web. E o texto que mais foi visto no mês foi a da história de que o candidato do PSDB teria agredido a esposa Letícia Weber durante uma festa em 2009. A história, mal explicada, mas sem prova alguma, causou polêmica no Boatos.org.

Novembro – Avião vai cair na Avenida Paulista no dia 26 de novembro

Carta teria previsto acidente aéreo de Eduardo Campos, diz boato
Carta teria previsto acidente aéreo de Eduardo Campos, diz boato

Passadas as eleições, parecem que os boatos na internet deram uma folga. Mas um evento previsto para o dia 26 deu o que falar. Era uma previsão do vidente Jucelino da Luz dizendo que um avião cairia na Avenida Paulista, em São Paulo. Muita gente acreditou na história, mas o Boatos.org já sabia que nenhum avião iria cair por lá.

Dezembro – Papa Francisco diz que Adão e Eva não existem

Papa Francisco detona socialismo, diz boato
Papa Francisco diz que Adão e Eva não existem, diz boato

No último mês do ano, a coisa foi bem parada. Tanto que o texto que mais bombou no Boatos.org foi uma história antiga que apontava para uma declaração do Papa Francisco em relação à existência de Adão e Eva. A declaração, claro, é falsa.

É isso aí gente. 2015 está aí. E se aparecer mais boatos na internet, a gente está aqui para desmentir.

Marcações: