Vídeo “carro salva avião de uma tragédia” faz parte de comercial de TV

By | 25/10/2013
Boato fala de avião que foi salvo por carro

Boato fala de avião que foi salvo por carro

Boato – Um motorista de uma caminhonete Nissan Frontier conseguiu, em uma manobra incrível salvar uma avião de uma tragédia em um aeroporto no EUA.

Esse vídeo não é tão novo, mas continua enganando algumas pessoas na internet. Na filmagem, que pode ser assistida aqui, uma suposta reportagem de TV da “News HD” mostra cenas incríveis em um aeroporto.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Nas legendas, o vídeo mostra que o trem de pouso do avião (parte retrátil das rodas dianteiras) está quebrado e que ele está chegando ao aeroporto. De repente, as imagens mostram uma caminhonete se aproximando da pista de pouso. Em uma manobra incrível, o avião encaixa o trem de pouso na carroceria do veículo e consegue aterrissar.

O vídeo ainda conta com muitos depoimentos de pessoas que estavam no aeroporto e se impressionaram com o caso e com Jason Lacey, o próprio motorista da Nissan Frontier que fez a manobra. Junto ao vídeo, tinha a seguinte mensagem:

CARRO SALVA AVIÃO DE UMA TRAGEDIA !!!! SENSACIONAL !!!

Os mais espertos já conseguiram sacar que tudo não passou de ficção. O primeiro indício está na tela do próprio vídeo. No canto direito inferior uma mensagem está escrita em letras miúdas: “Fictionalization. Do not attempt”. Ou seja, o próprio vídeo mostra que é uma peça de ficção e que “não é para tentar fazer isso em casa (ou no aeroporto mais próximo)”.

Além disso, o GC (parte da tela que mostra os caracteres) tem o nome da Nissan Frontier. Nunca uma reportagem de TV iria dar tantos créditos ao carro utilizado. E é aí que o mistério se acaba.

O vídeo nada mais é do que um comercial da caminhonete Nissan Frontier que foi exibido na TV americana em 2011. Este link dá mais detalhes técnicos sobre o comercial. 

Por fim, fica uma questão: seria possível uma caminhonete salvar um avião desta forma¿ A resposta é, infelizmente, não. De acordo com esse site, a velocidade média da aterrissagem é de 150 a 200 milhas por horas. Seria muito difícil uma camionete chegar a essa velocidade para acompanhar o avião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *