Notícia falsa: homens são presos após jogar truco em agência bancária

By | 09/02/2014
Foto de homens jogando truco foi tirado na cidade de Fagundes Varela, no RS

Foto de homens jogando truco foi tirado na cidade de Fagundes Varela, no RS

Boato – Homens tentaram jogar truco dentro de uma agência bancária no Sul do Brasil por causa de ar condicionado. Polícia viu tudo e os jogou na cadeia.

Já diziam os mais antigos: quer mentir, fale sobre o clima. Graças ao grande poder de circulação da internet e as altas temperaturas deste verão no Brasil, algumas histórias relacionadas ao clima estão se espalhando na web.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Um dos sites que tem usado com maestria o “fator” temperatura para criar divertidas histórias é o Jornal VDD. A página já é famosa aqui no Boatos.org. Depois da falsa notícias das temperaturas de 50º C no Sul do país, a bola da vez é uma história inusitada que teria também acontecido na região.

De acordo com o texto da notícia (que em menos de uma semana já havia sido compartilhado por mais de 70 mil vezes e copiado por outros sites), quatro homens foram presos após invadir uma agência bancária para jogar truco na cidade de Porto Alegre. Leia o texto:

Quatro homens são presos após jogarem truco em agência bancária, aproveitando o ar condicionado

Incidente aconteceu no sul do Brasil, que registra temperaturas superiores à 40º.

Tentando fugir do calor e sedentos por um joguinho de baralho, quatro homens acharam que o mais sensato seria abrigarem-se em uma agência bancária para a jogatina. A polícia foi acionada por um cliente que disse que não se sentiu à vontade tentando sacar dinheiro.

“Chegamos à agência e não acreditamos quando vimos quatro homens adultos jogando cartas. Eles trouxeram até mesa e cadeiras!” disse o tenente Henrique M. Nimin, da polícia militar de Porto Alegre.

Os quatro homens foram encaminhados até a 16ª DP e liberados em instantes, já que de fato não apresentavam perigo para a sociedade e confessaram que só queriam tirar uma foto engraçada para colocar no Facebook.

Ao contrário da maioria dos boatos que se espalham na internet, o texto é muito bem escrito. E claro, a história é ótima. Mas tudo não passa de uma brincadeira. O primeiro fator é a própria fonte. Apesar de sites ditos “sérios” noticiarem a história como real, tudo nasceu no Jornal VDD, que é de notícias falsas.

Se você não acredita, leia o rodapé da página que diz: Não acredite em tudo que você lê por ai. Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não. Ou seja, tudo brincadeirinha.

Tentamos pesquisar pelo nome do tenente Henrique M. Nimin (vem ni mim, né?) e nada encontramos. Mas e a foto, é real? Por incrível que pareça, sim. Ela também foi tirada no Rio Grande do Sul, só que na cidade de Fagundes Varela. Essa reportagem da Zero Hora fala sobre a imagem, que realmente era uma brincadeira de Facebook.   Resumindo: apesar de a foto ser verdadeira, a história é mais uma balela da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *