Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Notícia de que Marlboro vai lançar cigarro de maconha é falsa

Notícia de que Marlboro vai lançar cigarro de maconha é falsa

Boato diz que Marlboro vai lançar cigarro de maconha
Boato diz que Marlboro vai lançar cigarro de maconha

Boato – A Phillip Morris, maior produtora de cigarros do mundo e responsável pela marca Marlboro, anunciou que vai aderir ao movimento de legalização da maconha e começar a produzir cigarros com a planta.

A legalização da maconha é um assunto que voltou em pauta recentemente no Brasil, após o fato ter acontecido no Uruguai e no estado do Colorado (EUA). Uma notícia de que a Marlboro faria cigarros da planta fez a população se surpreender e até mesmo acreditar que a maconha também poderia ser legalizada no Brasil.  A notícia apareceu em sites como o Jornal VDD  e o Abril Uno (em inglês).

Na notícia, consta até a entrevista de um “vice-presidente de marketing” da empresa Philip Morris chamado Ivone Uman. Um trecho da fala dele diz que “a ideia do marketing era lançar o cigarro cannabis daqui a alguns anos, mas com a legalização nos estados do Colorado e Washington aceleramos o desenvolvimento deste novo produto”. Como é possível de imaginar, o tal vice-presidente nem existe e a notícia é completamente falsa.

Ambos os sites citados afirmam em suas descrições sobre o perfil de suas notícias. O Jornal VDD fala que “Este é um site de humor que publica notícias que deveriam ser verdade, ou não”. E o Abril Uno descreve que (traduzindo) “todos os artigos aqui contidos são ficção (falsos) e apenas para entretenimento”. Só isso já bastava para desconfiar da veracidade das informações. Mas mesmo assim, a notícia acabou hiper compartilhada.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A notícia ganhou força no final de janeiro de 2014, mas o boato já havia sido lançado em 2011, em um site chamado Fiction News (notícias fictícias), que pode ser acessado neste link. O texto dizia que a Philip Morris lançaria uma versão do Marlboro que viria 10 cigarros de maconha, ao invés de 20 de cigarros comuns.

A notícia ainda afirmava que o novo produto disponibilizaria os níveis de THC, que iriam de 5% a 20%, e o público poderia optar por qual deles comprar para fumar. Como o nome já diz, o site Fiction News também era conhecido por publicar notícias fictícias e sátiras.

Com isso, chegamos à conclusão de que a Marlboro não lançará o cigarro de maconha. Mas aos que apoiam a cannabis, uma notícia boa: a legalização e regulamentação da planta realmente começam a ser discutidas no Brasil. No dia 04 de fevereiro, o deputado Jean Wyllis afirmou que vai colocar o tema em pauta no Congresso. Em contrapartida, o deputado Osmar Terra lançou o Projeto de Lei 7663/2010, que intensificaria as penas para traficantes e deixaria em aberto a quantidade limite que separa o criminoso do usuário. A matéria pode ser vista neste link da Rolling Stones.

Não é possível comentar.