Mentira: médicos cubanos vão ter que usar tornozeleiras eletrônicas

By | 06/03/2014
Notícia falsa aponta que médicos cubanos vão receber tornozeleiras

Notícia falsa aponta que médicos cubanos vão receber tornozeleiras

Boato – Para evitar novas fugas, médicos cubanos terão que usar tornozeleiras de monitoramento. A medida, segundo informou o Ministério da Saúde, se deu em razão de recentes fugas de médicos, com destaque para Drª. Ramona.

Falar de médicos cubanos sem falar de polêmica é raro no país ultimamente. O assunto sempre vem recheado de suposições e opiniões diversas. E de tantas informações contraditórias surgem boatos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Circula na internet um texto, com a informação de que o Ministério da Saúde havia determinado que os médicos cubanos teriam de usar tornozeleiras, para evitar fugas. A notícia, publicada no blog Joselito Muller diz o seguinte:

Para evitar novas fugas, médicos cubanos terão que usar tornozeleiras de monitoramento

O Ministério da Saúde publicou portaria na tarde de hoje determinando que “médicos cubanos do programa Mais Médicos serão obrigados a usar tornozeleiras de monitoramento para evitar novas fugas”.

A medida, segundo informou o Ministério, se deu em razão de recentes fugas de médicos, com destaque para Drª. Ramona, cuja “deserção” repercutiu em rede nacional.

As tornozeleiras serão iguais as utilizadas pelos presos do regime semi-aberto. O governo de Cuba comemorou a medida, e publicou nota oficial na imprensa local, ou seja, só no jornal Granma, elogiando o governo brasileiro.

Seria mesmo o Ministério da Saúde tão radical, a ponto de tomar essa medida? O fato é que a Drª Ramona, que havia sido contratada pelo governo para o programa Mais Médicos, realmente fugiu de Pacajás, interior do Pará, onde ela deveria trabalhar, para Brasília. O motivo para o abandono foi o descontentamento com o salário de 1.000 dólares que ela recebia.

Depois disso, mais um médico cubano abandonou o programa por motivo pessoal, sem detalhar as razões, e foi viver nos EUA, onde há vistos específicos para profissionais cubanos em missão no exterior. Esta matéria da Folha de S. Paulo fala do assunto.

Se estes fatos são reais, a notícia que dizia que os médicos cubanos teriam de usar tornozeleira é totalmente falsa. A Lei Nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, que instituiu o Programa Mais Médicos, não determina nenhum uso de aparelhos de monitoramento em qualquer profissional do programa e nenhuma outra limitação sobre o direito de ir e vir dos participantes.

A Lei, inclusive, dita que o médico, brasileiro ou estrangeiro, que queira se desligar do programa deve comunicar a decisão à Coordenação Nacional ou Estadual, ao município ou ao governo do estado onde estão atuando. Ou seja, não é proibido sair do Programa, portanto nem haveriam motivos para manter os profissionais “presos” a tornozeleiras, ou a qualquer tipo de instrumento de aprisionamento.

A publicação que desmentiu o texto falso pode ser vista no site do blog de Saúde do Ministério da Saúde.  Só para ficar claro: os médicos cubanos não precisam usar nenhuma tornozeleira e também podem pedir desligamento do programa a qualquer momento, o que indica que mais desistências podem aparecer por aí, e boatos também!

2 thoughts on “Mentira: médicos cubanos vão ter que usar tornozeleiras eletrônicas

  1. Roberto

    Pô. Joselito Muller é página de sátira, de mentiras muito bem aplicadas, selecionadas dentro de um contexto que chega a enganar. Por vezes leva à reflexão, por isto muitas são boas, desde que seus leitores saibam que se trata de crônica, sátira ou algo assim. Considerar suas matérias verdadeiras mostra ignorância de quem lê, não de falsidade do site.
    Boatos.org deveria apresentar esse site como ele se propõe, assim evitará novos enganos a quem visitar matéria de JM: nenhuma de suas matérias é verdadeira, mas sátiras.

    Reply
  2. Manuelito Silas

    É melhor o senhor checar as suas fontes, a noticia é verídica assim como todas as outras dadas pelo grande jornalista Joselito Muller, ele sempre está um paço a frente dos outros “jornalistas” porque possui boas fontes de informação e corre atras da noticia.

    Abraços

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *