Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto falsa: garoto sírio dorme entre túmulo dos pais mortos na guerra

Foto falsa: garoto sírio dorme entre túmulo dos pais mortos na guerra

Boato – Apos perder pais nos conflitos da Síria, um garoto passou a dormir todos os dias entre o túmulo dos pais. Publicamos em 2018, um desmentido atualizado sobre a história. Confira aqui. 

Não é de hoje que a Síria vem enfrentando momentos difíceis. Desde o começo de 2011 o país vem passando por uma sangrenta guerra civil. Muitas pessoas já morreram por conta dos conflitos entre forças contrárias e leais a liderança do presidente Bashar al-Assad. Desde então, há muitas polêmicas relacionadas ao país. E algumas histórias falsas.

Uma destas polêmicas é uma foto que tem circulado na internet e chamado a atenção de muitos internautas. A imagem mostra uma criança que estaria supostamente deitada entre as sepulturas de seus pais na Síria. Em um primeiro momento a cena é tocante, porém há algo curioso na segunda foto, o garoto aparece sorridente, o que intriga a veracidade da imagem. Junto à imagem, aparece uma mensagem:

PARTILHA para que TODOS meditem sobre SE realmente têm problemas. Esta criança síria ficou orfã devido à guerra, e escolheu dormir ENTRE o Pai e a Mãe. NUNCA façam os vossos filhos escolher com quem viver, nem os influenciem contra o seu Pai ou contra a sua Mãe, pois eles só querem estar sempre com os DOIS, tal como este menino! Esta lição de vida, dada por uma criança, merece ser vista por todos, ComPartilha!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Quem acompanha o Boatos.org percebe que mensagens do tipo (que pedem compartilhamentos, escrita de forma alarmante e que têm erros de concordância e grafia) normalmente escondem uma história, no mínimo, suspeita. Ao buscar a foto, descobrimos que nem na síria foi tirada.

A imagem foi feita pelo fotógrafo, Abdul Aziz al Otaibi. Esta matéria do The Independent (jornal do Reino Unido) fala de uma entrevista em que Al- Otaibi diz que ficou chocado com a forma como a imagem havia sido distorcida.

Segundo o fotógrafo, ele havia deixado bem claro que as sepulturas eram falsas quando postou a foto em seu Facebook. As sepulturas não eram túmulos, mas pilhas de pedras, o órfão não é órgão, mas sim o sobrinho do fotógrafo, a foto foi realmente feita na Arábia Saudita.

O fotógrafo alegou que a ideia foi apenas de mostrar através das fotos o amor de uma criança por seus pais, que é insubstituível. ‘’Este amor não pode ser substituído por qualquer coisa ou qualquer outra pessoa, mesmo que os pais estão mortos. Estou realmente muito chateado com isso. Não é justo usar uma de minhas fotos fora de contexto’’, afirmou o fotógrafo.

Essa entrevista deixa bem claro que a história é falsa. Por isso, se você ver a história do garoto sírio que perdeu os pais de dorme no meio dos seus túmulos, não acredite. É mais um hoax de internet.