Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Chaveiro cachimbo colorido é a nova moda para consumo de drogas #boato

Chaveiro cachimbo colorido é a nova moda para consumo de drogas #boato

Boato – Fiquem atentos! Chaveiro cachimbo colorido é nova modinha na escola para facilitar o consumo de drogas.

O alerta, que vem sendo repassado nas redes sociais e em aplicativos de mensagens, têm causado alvoroço em pais e membros da comunidade escolar. A mensagem aponta o uso de um chaveiro cachimbo colorido para o consumo de drogas.

O texto alerta para o chaveiro colorido de cachimbo que se tornou modinha nas escolas para facilitar o consumo de drogas. A orientação é que os pais e responsáveis fiquem atentos e conversem com as crianças e adolescentes sobre o uso do “cachimbo”. Confira o que diz o texto, que circula no Facebook e WhatsApp:

ALERTA: Uma nova moda nas escolas é o uso desse “chaveiro colorido” aparentemente inofensivo. Solicitamos que pais e responsáveis por crianças e adolescentes fiquem atentos pois trata-se de um cachimbo para consumo de drogas.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

O colorido atrai crianças e adolescentes para que façam a primeira experimentação.

Conversem abertamente com as crianças e com os adolescentes e os orientem a dizer NÃO a essa praga que destrói nossa sociedade. A melhor estratégia para combater a entrada no mundo das drogas é o fortalecimento dos laços afetivos e a aproximação FAMÍLIA/ESCOLA/INFORMAÇÃO.

Chaveiro cachimbo colorido é a nova moda para consumo de drogas?

Muita gente ficou preocupada com a nova modinha e compartilhou as informações cheios de boas intenções, mas o que ninguém esperava é que a história era falsa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O texto dá vários indícios de que estamos diante de um boato. Primeiramente, a “nova modinha” é um termo muito genérico. Além de genérico, é um termo clássico utilizado em diferentes boatos como naquela história da moda de beijar os olhos ou dos adolescentes que usam absorventes para ficar bêbados.

E mais: qual o embasamento para chegar a uma “nova moda”? Milhares posts e compartilhamentos nas redes sociais? Acho que não, já que não encontramos nada. Alguma notícia ou reportagem especial sobre assunto? Também não.

Mas e as imagens do tal chaveiro de bolso? Pois bem, as imagens foram retiradas de sites de vendas no exterior. Fora isso, existem poucas lojas (especializadas em tabaco) que possuem o produto. Outro detalhe: encontramos anúncios de venda do produto há pelo menos sete anos – o que elimina o status de “nova moda”.

Resumindo: alguém pegou uma imagem da internet, inventou uma nova moda e um monte de gente caiu. No fim, parece mais propaganda do cachimbo do que alerta para as drogas. Ou seja, boato.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.