Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Boato: SBT afasta Rachel Sheherazade do ar após pressão do governo

Boato: SBT afasta Rachel Sheherazade do ar após pressão do governo

Boato diz que Rachel Sheherazade foi afastada do SBT
Boato diz que Rachel Sheherazade foi afastada do SBT

Boato – Correndo o risco de perder R$ 150 milhões em verbas publicitárias, o SBT decidiu retirar do ar a âncora do SBT Brasil, Rachel Sheherazade.

Se em 2013, o nome Lula era presença constante nos boatos da internet, em 2013, o título está indo para Rachel Sheherazade. Depois de aparecer na mídia pelos fortes comentários que faz durante o telejornal SBT Brasil, a jornalista já foi acusada de ser funcionária fantasma, de apoiar a Marcha da Família e que foi demitida da emissora.

Desta vez, os rumores novamente giram em torno do emprego da jornalista. Mas, ao contrário do que anteriormente, as fontes dos boatos são mais confiáveis. No dia 6 de abril de 2014, o colunista do UOL Ricardo Feltrin publicou a informação de que a emissora havia afastado Rachel Sheherazade depois de pressões. Leia o que diz o texto:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Pressionado por comissões parlamentares e pela ameaça de perder mais de R$ 150 milhões em verbas publicitárias governamentais, o SBT decidiu retirar –ao menos temporariamente– a âncora e comentarista Rachel Sheherazade do ar.

A desculpa oficial da emissora é de que a jornalista está em férias, mas isso não é verdade. Sheherazade já havia tirado suas férias em janeiro, quando viajou a Paris. O SBT também está sob investigação pela Procuradoria Geral da República, por suposta apologia ao crime.

Rachel ficou na berlinda em fevereiro, quando justificou a ação de uma milícia no Rio que acorrentou um suposto infrator a um poste. Embora boa parte dos comentários tenham sido favoráveis à jornalista, a opinião caiu pessimamente entre grupos de direitos humanos.

Oficialmente, o SBT afirma que ela voltará ao trabalho no próximo dia 14 de abril. No entanto, no final de março, a própria jornalista comentou que seus dias na TV “estão contados”.

Claro que o artigo se espalhou como pólvora na internet e foi reproduzido por blogs, em redes sociais e até outros membros da mídia. Porém, com todo respeito ao autor da coluna do UOL, uma leitura mais atenta mostra que o texto foi escrito apenas com base em boatos e o título é, no mínimo, exagerado.

Vamos aos fatos. O SBT disse que Rachel Sheherazade está de férias. Pelo Twitter, ela também disse isso. No post, ela afirma que tirou 15 dias e volta ao ar no dia 14 de março de abril. Ou seja, não são férias mensais (que aí sim seria só uma por ano). Além disso, ela participou, durante as férias, de outros programas da emissora como o Arena SBT. Se ela tivesse sido punida, participaria de outros programas?

Por fim, sobre ela dizer que estava com os dias contados. Nem no perfil pessoal da apresentadora e nem na página oficial encontramos tal declaração. Por sinal, após a publicação da coluna, a própria Rachel Sheherazade publicou no Facebook que estaria desmentindo boatos. No texto, ela reafirmou que volta à emissora no dia 14 de abril.

Conclusão: a coluna tratou apenas de especulações. Mas todos os indícios apontam que Rachel Sheherazade não foi punida pelo SBT e afastada da bancada do telejornal da emissora. Agora é só esperar o dia 14 de abril e confirmar se ela volta mesmo.