Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vítima do ebola ressuscita na África e vira zumbi #boato

Vítima do ebola ressuscita na África e vira zumbi #boato

Boato – Um homem ressuscitou dos mortos na África após ter ebola. OMS abafa o caso por se tratar de um zumbi.

A cada dia que passa nós, do Boatos.org, nos surpreendemos com as histórias que aparecem por aí. Depois de muito tempo sem desmentir boatos relacionados ao vírus ebola, eis que aqui estamos falando sobre a doença.

A história de hoje aponta que um homem ressuscitou na África. Mais do que isso, o texto aponta que a OMS tentou abafar o caso por se tratar de um zumbi. Leia o texto que circula online:

URGENTE: Vítima do ebola ressuscita dos mortos na África e OMS tenta abafar o caso

Em uma reviravolta surpreendente para a história do surto de Ebola, o Governo da Libéria acusou os Estados Unidos de propositadamente espalhar o Ebola Virus em uma tentativa de testar uma arma biológica. Uma consequência não intencional infeliz.

PREOCUPAÇÃO MUITO REAL DE UM SURTO DE ZUMBIS

O crime contra a humanidade é que as vítimas de Ebola estão agora ressuscitar dos mortos neste país Africano sitiado. Imagens capturadas mostra um homem levantando dos mortos depois mortalmente sucumbir ao vírus Ebola. O nome desta vítima está sendo retida pela Organização Mundial da Saúde por preocupações com a privacidade.

Alguns acreditam que as preocupações sobre a segurança do homem e a família é a verdadeira razão para o embargo de sua identidade. Acredita-se a forma original do vírus como arma se transformou em que só pode ser descrito como um vírus zumbi.

Com Texas agora lutando com um surto de Ebola, há um medo dos mortos-vivos virem a evoluir para uma nova forma mais assustadora. O estado de Kansas atualmente está preocupado não apenas com o surto de Ebola de seu vizinho do Sul, mas também está muito preocupado com relação a um surto resultante de Zombies. Sam Brownback, o Governador do Kansas, emitiu uma ordem executiva declarando outubro “mês da consciência da Zombie”.

Vítima do ebola ressuscitou na África e virou zumbi?

É claro que a história se espalhou que nem rastilho de pólvora, mas será mesmo que um homem ressuscitou e se transformou em um zumbi na África? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Tudo isso começou, de fato, com um engano em 2014. Enquanto um repórter da rede norte-americana ABC estava fazendo uma reportagem na Libéria, um homem que havia sido dado como morto se levantou debaixo de um pano.

Detalhe: quem tinha dado o homem “como morto” era a população que esperava um socorro (que demorou, de acordo com a população, dias para chegar).

Após esta história, que na realidade não foi uma ressuscitação, o site Huzlers aproveitou para “aumentar” um pouquinho o que aconteceu. O site incluiu a acusação da Libéria contra os EUA e a preparação do estado do Kansas contra o “apocalipse zumbi”.

Pois bem, o que muita gente não sabe é que a página acima é notadamente de notícias falsas. E muitos destes que “não sabiam” traduziram a notícia para o português. Ao apurar sobre a acusação de governo da Libéria, não encontramos nada. Em nenhum momento, o governo do país africano fez isso. Também não perceberam que a história do “apocalipse zumbi” do Kansas não passava de um marketing para o governo local se preparar para desastres naturais. Olhe nesta matéria da revista Time.

Para além disso, a foto que “provaria” que o homem havia se transformado em um zumbi foi publicada. Nada mais é do que a imagem de um zumbi retirada do filme Guerra Mundial Z. Você pode conferir a imagem aqui.

Só para terminar, a história do ebola ser uma “arma mortal” está tão fora de voga que a Libéria, país onde ocorreu a história, já é um território livre da doença. Ou seja, pelo menos por enquanto, eles estão livres da doença. É até estranho ver um boato que viralizou no exterior em 2014 (no ápice do ebola) viralizar agora por aqui.

Resumindo: não houve nenhum homem que ressuscitou após contrair ebola. Na realidade, ele havia sido dado como morto por engano. Além disso, a história de EUA, armas químicas e zumbis não passam de notícias falsas publicadas por sites de notícias falsas. Boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Alessandro Cyrino, Beto Daniel, Eliseu de Brito e um leitor que não se identificou. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.