Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra rato tomando banho com sabonete em pia #boato

Vídeo mostra rato tomando banho com sabonete em pia #boato

Boato – Enquanto um homem estava distraído, um rato foi até a pia, pegou um pouco de sabão e acabou tomando banho como um humano. Vídeo mostra tudo.

Nas últimas 24 horas, um vídeo dominou a internet. Se você ficou conectado no último dia deve ter visto, em algum momento, a filmagem que mostra um rato tomando banho com sabonete como se fosse um humano.

A história surgiu após postagem do DJ peruano José Correa (que fez até um remix em cima do vídeo). Na “versão original”, José Correa contou que “estava tomando banho” quando o rato chegou até a pia da casa dele, pegou o sabonete e começou a se esfregar que nem uma pessoa.

Depois que a história foi publicada, rapidamente viralizou na internet e foi notícia em tabloides britânicos, sites de notícias dos EUA e, claro, chegou a outros países como o Brasil. Por aqui, a história foi apresentada junto com “piadinhas”: Veja alguns dos textos que acompanharam o vídeo:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Rapais… alguém trás meu Rivotril, porque eu já to vendo um rato tomando banho igual gente, até a bunda tá esfregando” e “Preciso parar de beber. Ontem cheguei em casa bêbado e jurei ter visto um rato tomando banho, e por incrível que pareça, estava se ensaboando!”. Assista ao vídeo original:

Vídeo mostra rato tomando banho com sabonete em pia?

Como dito antes, o tal vídeo do rato tomando banho viralizou na internet. Tudo estaria bem se não fossem dois detalhes: o animal não é um rato e nem está “tomando um banho que nem uma pessoa”. Na realidade, a história (ainda não 100% desvendada) é mais complexa do que o que foi apresentado. Vamos aos fatos.

Em meio às inúmeras matérias que saíram sobre o assunto, uma coisa foi ponto pacífico: não há sinais de edição na filmagem. Ou seja, as imagens do animal se esfregando são reais.

Viu que falei animal. Pois bem, especialistas também cravaram que o “bicho” tomando banho não é um rato. Trata-se de uma pacarana. O roedor é nativo da Amazônia Ocidental. Ou seja, é um animal que vive, entre outros países, no Peru.

O tipo de animal que está na filmagem nos faz chegar a uma segunda conclusão. Ao contrário do que você pensa, o rato não está tomando banho. Dois fatos corroboram com isso: o primeiro é que os roedores não costumam se banhar da forma que o vídeo mostra. Elas não usam água e usam a língua para fazer a limpeza do corpo (mais ou menos como gatos). Esse vídeo mostra isso (desta vez é um rato):

O segundo fator está relacionado a uma fala de um pesquisador ao site Gizmodo. De acordo com Tuomas Aivelo, os movimentos não são característicos de “um banho tranquilo” e sim da tentativa de se livrar do sabão. Não dá para saber se o animal estava sentindo dor, mas, de acordo com o pesquisador, estava em uma situação desconfortável (talvez causada por uma ação humana).

Resumindo: o vídeo que circula online seria real se não fosse dois detalhes: o animal não é um rato e ele não “está tomando banho” como um humano. Era uma pacarana e a única coisa que ele queria era se livrar do sabão que estava no seu corpo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.