Vídeo que mostra homem surfando com tubarão é falso

Vídeo que mostra homem surfando com tubarão faz parte de campanha publicitária
Vídeo que mostra homem surfando com tubarão faz parte de campanha publicitária

Boato – Surfista pula na água com uma vara de pescar com um monte de carne, pesca um tubarão e surfa com ele.

Não são raras as incríveis imagens que aparecem na internet envolvendo os “perigos” do fundo do mar. E, provavelmente, a criatura mais temida do fundo do mar é o tubarão. Porém, parece que ainda existem pessoas que o desafia.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um vídeo que circula pela internet mostra uma sequência de cenas inacreditável. Um homem aparece em cima de um píer com uma vara de pescar, quilos de carne e uma prancha.

Após jogar tudo no mar, ele pula, sobe na prancha e começa a tentar pescar. Em poucos momentos um tubarão aparece e morde a isca. Após isso, ele começa a pratica algo semelhante a wakeboard com o bichano. Por fim, ele comemora o feito e surfa em uma prancha. Assista ao vídeo:

Junto ao vídeo, a sugestiva mensagem:

Como tem gente maluca nesse mundo!!! Como disse o autor: Comeu a caixa e jogou o Gardenal fora!!!….rs….

Realmente, ninguém em sã consciência faz uma coisa dessas. A não ser que o vídeo seja falso! E depois de algum tempo de pesquisa, descobrimos que o vídeo foi feito de mentirinha.

Resolvemos buscar a origem do vídeo. E chegamos a alguns sites. Esse site especializado em tubarões (!) faz uma análise da origem do vídeo e aponta que ele faz parte de uma campanha de marketing. O vídeo faz parte de uma propaganda da marca de óculos de sol (e outros tipos de óculos) Arnette.

O vídeo foi gravado no ano de 2008 e postado em uma conta chamada Notorius. Ao fim da descrição do vídeo, há um link para o site da loja. Uma curiosidade, o link original teve menos views do que outras cópias posteriores na internet. Talvez, as cópias tenham dado o caráter de “aconteceu de verdade” que o link original não teve.

Já sabemos que o vídeo foi usado de forma original. Agora saiba que não existiu tubarão algum. Nas imagens, com cortes rápidos, o tubarão não aparece em momento algum. Apenas a suposta barbatana é mostrada. Ao final do vídeo, um surfista está quase na beira da praia. Àquela altura, o tubarão já teria encalhado. Por fim, leitores apontam para um motor no tempo de 0:53 no vídeo.

Se você não acreditou em mim e na análise do Boatos.org, este site aponta ainda que o pedaço de carne desaparece da vara de pescar no início do filme e que o diretor é Benso Theodore. Ele é responsável pelo filme do bebê que toca uma música do Black Keys que nem gente grande. Essa história foi tão real que foi desmentida no Boatos.org. Concluindo: o vídeo não passou de um promocional para uma campanha publicitária devidamente armado para parecer real.

 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)