Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra invasão de venezuelanos na fronteira do país com o Brasil #boato

Vídeo mostra invasão de venezuelanos na fronteira do país com o Brasil #boato

Boato – Uma multidão de venezuelanos é flagrada na fronteira da Venezuela com o Brasil. Vídeo mostra que eles estão invadindo o nosso país por Roraima.

É fato que a situação econômica e política do Brasil não é das melhores. Porém, há países que estão em situação mais caótica do que a nossa. Um deles é a Venezuela. Com uma grave crise de desabastecimento e abalada politicamente, o país governado por Nicolás Maduro passa por um êxodo populacional. Dentre os países escolhidos pelos venezuelanos que querem “cair fora”, um dos principais é o Brasil. É justamente sobre esse fluxo migratório que vamos falar hoje.

Circula na internet um vídeo que mostra uma multidão gigantesca de venezuelanos invadindo o Brasil. De acordo com mensagens que acompanhavam a filmagem, o local era a fronteira entre os dois países (em Roraima). Algumas das mensagens também apontam que os imigrantes estavam rumando para Boa Vista e outras cidades. Leia mensagens e assista ao vídeo:

Versão 1: Imigração/Crise Venezuelana Madrugada de hoje na fronteira Brasil/Venezuela Olha a leva de Venezuelanos que estão chegando no BRASIL , INDO PARA BOA VISTA E CONSEQUENTEMENTE MANAUS Versão 2: A invasão de venezuelanos fugindo do governo comunista de Maduro Hoje de Madrugada, Fronteira Venezuela e Brasil… Rumo a Boa Vista-RR

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: ACORDA BRASIL! Venezuelanos invadindo a fronteira brasileira! SÓ TÊM UM CAMINHO DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ O PODER É MANÁ DO POVO É PARA O POVO BRASILEIRO VOLTARÁ INTERVENÇÃO DO POVO JÁ NÓS TRÊS PODERES DO

Vídeo mostra invasão de venezuelanos na fronteira do país com o Brasil?

A tal filmagem está circulando com muita força na internet. Mas será mesmo que a tal “invasão” de venezuelanos aconteceu na fronteira Venezuela-Brasil? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ok. É fato que há muitos venezuelanos vindos para o Brasil e que a questão já está sendo tratada como humanitária. Há campanhas de vacinação para evitar doenças como o sarampo, tentativa de recolocação de imigrantes em cidades como São Paulo etc. Mas o vídeo não tem nada a ver com o Brasil.

Na realidade, a filmagem é da fronteira do país com a Colômbia. Ela foi feita no dia 23 de junho de 2018 e denotou uma situação especial. Naquele fim de semana, as fronteiras da Colômbia estavam fechadas por causa das eleições presidenciais. Com isso, o número de imigrantes se acumulou na fronteira. O vídeo mostra o momento em que a entrada na Colômbia voltou a ser permitida. O site El-Nacional fala sobre o assunto.

De acordo com essa outra matéria do El-Nacional, cerca de 35 mil venezuelanos cruzam a fronteira diariamente. Vale dizer que nem todos os venezuelanos que cruzam a fronteira entre o país e a Colômbia têm intenção de sair definitivamente do país. Alguns o fazem para comprar alimentos e remédios e voltar para casa.

Resumindo: a história que aponta que venezuelanos invadiram o Brasil e tudo foi filmado é falsa. Na realidade, o vídeo que viralizou na internet é da fronteira do país com a Colômbia e foi feito em uma situação de reabertura de fronteiras. Ou seja, é mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.