Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo falso: homem pula na água e fica cara a cara com tubarão

Vídeo falso: homem pula na água e fica cara a cara com tubarão

Vídeo que mostra homem cara a cara com tubarão é falso
Vídeo que mostra homem cara a cara com tubarão é falso

Boato – Homem fica cara a cara com tubarão depois de saltar de pedra em Sydney, na Austrália. Ele nada e consegue se salvar. Cena foi gravada e vídeo viralizou.

Sem sombra de dúvidas, os tubarões são uns dos animais mais perigosos do planeta. Um vídeo tem chamado atenção dos internautas nas últimas semanas, que mostra o momento em que um homem fica cara a cara com um tubarão branco em Sydney, na Austrália, e surpreendentemente nada acontece.  Será que o vídeo é real?

Na gravação, o homem pula de uma pedra para a água segurando uma câmera. Então, ele ouve um grito de “tubarão” vindo de um colega e dá de cara com o animal. Apesar do óbvio perigo, o animal apenas se aproxima nadando, passa pelo homem e vai embora. O australiano aproveita a deixa e nada até a costa. O vídeo publicado no YouTube teve mais de 5 milhões de visualizações .

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O vídeo polêmico foi pauta de notícia de diversos veículos, leia a notícia publicada pelo Extra:

Um jovem tem sorte de estar vivo depois de ter ficado cara a cara com um tubarão-branco, em Sydney, na Austrália. Terry Tufferson tinha acabado de saltar de uma rocha quando, ao cair no mar, encontrou o peixe, considerado um dos mais temíveis dos mares. Após ter saído ileso do susto, o rapaz divulgou o vídeo do encontro no YouTube. As informações são do jornal Metro.

Nas imagens, Tufferson aparece junto aos amigos. Em seguida, ele se encaminha para o alto de uma rocha, de onde faz seu salto no mar. Ao voltar a superfície após o mergulho, o jovem ouve seus amigos gritarem “tubarão, tubarão!”. Ele, que tem acoplada num capacete uma câmera, volta a mergulhar e fica de cara com peixe. Ainda embaixo d’água, é possível ouvir o rapaz gritar de susto. Por sorte, ele saiu do encontro intacto.

No Youtube, internautas comentaram o caso. “Meu coração ficou na boca”, afirmou um deles. “Eu quase tive um infarto vendo isso”, exagerou outro.

As imagens geraram polêmica e inclusive, dúvida, pois é difícil mesmo de acreditar no que aconteceu e se o vídeo é real. Não demorou muito para especialistas em efeitos especiais afirmarem que as imagens são falsas. E internautas acharam falhas na edição do vídeo, que provam que o fato não aconteceu.

O veículo australiano “news.com.au” publicou uma notícia que diz que o vídeo é falso. No texto, o jornal mostra alguns comentários do próprio vídeo, um deles diz que em 0’59’’, o mergulhador coloca a cabeça na água, logo antes de ver o tubarão se aproximando, e é bem aí que o vídeo é emendado na edição, pois em apenas alguns décimos de segundo, o tubarão parece se teletransportar a partir do meio do vídeo para o canto inferior esquerdo.

A notícia ainda conta que o especialista Richard Farr, proprietário da Digital Video Peritos, em Sydney, concorda que esta parte do vídeo foi a mais duvidosa, pois realmente parece que o tubarão salta de um lado para o outro e que se o vídeo realmente for falso, o usuário “Tufferson” (assim como consta no YouTube) fez um ótimo trabalho de edição.

Já outro usuário, Tim Engelbrecht foi mais longe e, para desvendar a farsa, publicou um vídeo  mostrando as falhas de edição na gravação original. Além do problema já citado, onde o tubarão parece se “teletransportar”, Tim aponta outros erros, como a agitação da água que não acompanha os braços do mergulhador, sugerindo que a edição sobrepôs duas imagens.

Outro apontamento de Tim é que o tubarão não parecia nem sequer incomodado com a presença do banhista, que se debatia e gritava diante dele, por isso as imagens devem ter sido gravadas separadamente. Ou seja, tudo indica que as imagens do vídeo foram manipuladas e é falsa a imagem do banhista cara a cara com o tubarão.