Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Criatura estranha escala prédio na Rússia, aponta vídeo #boato

Criatura estranha escala prédio na Rússia, aponta vídeo #boato

Boato – Um russo teria flagrado, com uma câmera de celular, um ser estranho escalando um prédio na cidade de Ulianovski. Criatura poderia ser um alienígena.

Um vídeo feito em 2010, mas que voltou a circular na internet em 2013 tem causado dúvidas em alguns internautas no mundo. O vídeo, que pode ser visto logo abaixo ou neste link, mostra uma criatura descendo um prédio. O ser teria tamanho gigante, forma humanoide e braços e pernas muito finos. Confira no vídeo abaixo e na imagem ao lado:

Logo se levantou a hipótese de que poderia se tratar de uma criatura mítica da Rússia chamada Slenderman, que tem a forma do ser da filmagem e pode esticar os braços e pernas para capturar presas (mais ou menos como o personagem Dhalsim do jogo de videogames Street Fighter). Textos se espalharam no exterior e, em português, como este que vocês podem ler aqui.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Claro que uma análise mais aprofundada derruba todas as teorias que apontam o animal misterioso como um alien ou criatura mítica na Rússia. A primeira delas é relação à origem da história do tal Slenderman. Ele foi um personagem criado em um concurso do site de comédia Something Awful no ano de 2009. Ou seja, é fictício.

Como se pode imaginar, assim como o personagem foi criado, o vídeo também foi uma criação artística. Alguns indícios mostram que tudo não passa de um vídeo caseiro forjado com um toque de computação gráfica. Vamos aos pontos:

– Na hora em que a criatura aparece, a pessoa que filma não se assusta. Ela simplesmente continua filmando. É estranho, não¿

– No momento em que a câmera se mexe, tudo acontece de maneira artificial. O movimento não é desordenado, é apenas da direita para a esquerda.

– Mesmo com a imagem sendo de baixa qualidade, é possível notar diferença na resolução da criatura com a imagem do prédio. Isso mostra que o ser é fruto de edição.

– Por fim, o que detona o vídeo. É possível notar que a criatura não deixa sombra. A parte debaixo do prédio é muito iluminada. O mínimo que aconteceu seria ter uma sombra (mesmo que fina), possivelmente para diversos ângulos já que havia muitos focos de luz. Isso mostra que a criatura foi inserida por meio de computação gráfica na cena.

Algumas destas hipóteses foram sugeridas neste fórum. Com isso, podemos chegar à conclusão de que o que todos desconfiavam está provado. A história da criatura é falsa.