Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Camaleão muda de cor por causa de óculos de sol #boato

Camaleão muda de cor por causa de óculos de sol #boato

Boato – conhecido por sua capacidade de disfarce, cameleão aparece em quatro cores diferentes em vídeo que viralizou na internet.

O mundo animal é uma graça e um mistério, isso nós bem sabemos. A quantidade de bichinhos (ou bichões) curiosos, estranhos e com capacidades interessantíssimas é enorme. Tem a rã minúscula com a pele venenosa que te mata em segundos, tem o besouro que carrega excremento no escuro até a própria casa, tem o morcego que se pendura de cabeça para baixo para usar a gravidade a seu favor.

A lista é quase sem fim. E nela não podemos esquecer o destaque que tem o camaleão, animal curioso capaz de mudar de cor de acordo com o ambiente em que está. O bicho é tão esperto que modifica a pigmentação da pele até de acordo com óculos de sol colorido que esteja em contato com ele. Ei, espera, essa parte é mentira.

Sim, fiquem tristes aqueles que acreditaram no vídeo que mostra o bichinho fofo, mudando várias vezes de cor só de tocar nos óculos coloridos. As imagens publicadas no Facebook em 13 de setembro já tem mais de 680 mil compartilhamentos e 62 mil curtidas. Só que (sempre tem um ‘porém’) o vídeo que viralizou agora é na verdade de 2009, e no Youtube já tem mais de 8 milhões de visualizações.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Sucesso antigo, as imagens são de um camaleão real, claro, mas as cores que o animal assume são resultado de uma muito bem formulada edição de imagens. O vídeo é um comercial da empresa Rayban Sunglasses realizado pela agência Cutwater, lá no ano de 2009, como já mencionado.

Talvez fique mais fácil de acreditar que o vídeo é verdadeiro, pela capacidade real que os camaleões têm de modificar a cor da pele. Algo que acontece principalmente quando o animal está em perigo ou caçando, feito involuntariamente por uma parte de seu cérebro que manda sinais para as células da pele via corrente sanguínea.

Trata-se de um mecanismo que o animal utiliza em situações específicas, como adaptações ao clima, temperatura, para comunicação e resposta à luz, não quando toca em um objeto qualquer.

O cuidado que os produtores tiveram em mostrar algumas cores que os camaleões realmente assumem (vermelho, verde, preto, rosa) é mais um ponto positivo para a criatividade do comercial, mesmo assim é mentira. A título de curiosidade, algumas espécies apenas conseguem se modificar para as cores verde, cinza e marrom.

Para os que se impressionaram com o vídeo e resolveram ter um camaleão, não desistam da ideia, as imagens são produto de um comercial publicitário, mas o animal continua interessante (e uma graça, não?!). Apenas não espere que se você colocá-lo em cima de um vestido rosa choque, o bichinho vai ficar igualzinho à cor da roupa, ao estilo ‘acessório que combina’.