Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas, mostra vídeo #boato

Venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas, mostra vídeo #boato

Boato – Venezuelanos estão há um mês nas ruas protestando contra o governo de Nicolás Maduro. Vídeo mostra ruas lotadas.

Dentre os países da América do Sul, o Brasil não é o que atravessa o momento mais turbulento politicamente falando. O título que, por sinal, nenhuma nação gostaria de ter fica com a Venezuela. Em tempos de parlamento fechado e Assembleia Nacional Constituinte convocada, há muita pressão contra o presidente local, Nicolás Maduro.

Mas mesmo em crise, a Venezuela está servindo de exemplo para o Brasil. Pelo menos de acordo com um texto que circula online. Uma mensagem que viralizou nos últimos dias no WhatsApp aponta que os venezuelanos estão há um mês protestando diariamente e incansavelmente nas ruas. O texto (que é acompanha de um vídeo) também diz que os brasileiros deveriam fazer a mesma coisa. Leia mensagem circula online (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que venezuelanos estão protestando há mais de um mês
Print da notícia falsa que fala que venezuelanos estão protestando há mais de um mês

Venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas?

O vídeo se espalhou no Whatsapp e no Facebook, principalmente entre as pessoas que se dizem “revoltadas com tudo isso que está aí”. Mas será mesmo que os venezuelanos estão há um mês nas ruas protestando de forma incansável? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

O primeiro ponto que entrega a história está no próprio texto. Ele tem algumas das principais características de boatos: é alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e informações vagas. Dentre as informações vagas, há uma que nos faz chegar à verdade.

Ao contrário do que sugere a mensagem, a filmagem não aconteceu recentemente. O vídeo das ruas de Caracas lotadas e com pessoas protestando contra Nicolás Maduro é de setembro do ano passado. Este tuíte mostra:

Também ao contrário do que o texto sugere, os venezuelanos não estão “há um mês protestando diariamente”. Além de ser um tanto ilógico  (sim, as pessoas têm que trabalhar), o fato é que o ultimo grande protesto contra Maduro aconteceu em 26 de outubro deste ano. Mesmo assim, o protesto foi bem menor do que o registrado no vídeo que acompanha o boato.

Resumindo: a história que aponta que os venezuelanos estão há um mês protestando nas ruas todos os dias é falsa. É mais um boato político que circula no WhatsApp entre os mais revoltados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.