Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Tubarão ataca surfista em praia e vídeo flagra tudo #boato

Tubarão ataca surfista em praia e vídeo flagra tudo #boato

Boato – Vídeo compartilhado nas redes sociais flagra momento em que surfista é atacado por tubarão em praia.

Tubarões, surfistas e um desfecho bem sangrento. É com essa descrição que um vídeo está viralizando no Facebook.

No vídeo, as imagens mostram um tubarão atacando um sufista na praia. Em uma das publicações, o vídeo chegou a mais de 1 milhão de visualizações, 30 mil compartilhamentos e mais de 2 mil curtidas.

Junto aos vídeos (que falam por si só), muitos adjetivos falando o tão horrorizante foi o ataque. “Nunca mais vou pra praia”, diz uma mensagem. “Meu Deus nunca mais nado no Mar”, diz outra.

Tubarão ataca surfista em praia e vídeo flagra tudo?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Muita gente fixou assustada com as imagens. Mas pode ficar tranquilo e ir para praia que (com exceção de algumas como Boa Viagem, em Recife) não há risco de você achar um tubarão. Felizmente, o vídeo compartilhado no Facebook não passa de uma mentira. Isso mesmo! O tubarão não atacou nenhum surfista na praia e você acabou de cair em mais um boato. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Para começar, na descrição das imagens não existe qualquer referência que indique onde o caso tenha acontecido ou mais informações sobre o episódio. Só isso já nos leva a crer que se trata de mais um daqueles boatos alarmistas e cheios de informações vagas.

Além disso, ao pesquisarmos sobre o assunto, não encontramos o vídeo em nenhum site de notícias confiáveis, apenas nas redes sociais em páginas de curiosidades. É claro que, depois de um pouco mais de pesquisa, encontramos o vídeo original.

Na verdade, trata-se da cena do filme “The Shallows” (Águas Rasas), lançado em 2016, dirigido por Jaume Collet-Serra e escrito por Anthony Jaswinski. No filme, a surfista Nancy, interpretada por Blake Lively, é atacada por um tubarão branco. Ferida, a poucos metros da praia, ela luta por sua vida até conseguir sair da água.

A cena, que foi compartilhada como verdadeira nas redes sociais, pode ser encontrada no minuto 1:35 do trailer do filme. Assista no vídeo:

Resumindo: nenhum tubarão atacou surfista na praia, a câmera não flagrou nada e, na verdade, o ataque surpreendente faz parte da cena de um filme. Ou seja, a história de que tubarão ataca surfista em praia e vídeo flagra tudo é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.