Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Torre Eiffel fica verde e amarela por tragédia em Mariana (MG) #boato

Torre Eiffel fica verde e amarela por tragédia em Mariana (MG) #boato

Boato – França acende luzes da torre Eiffel com as cores verde e amarela por tragédia em Minas Gerais.

O ataque terrorista na cidade de Paris no dia 13 de novembro de 2015 causou comoção no mundo todo. Para homenagear os mortos na tragédia, monumentos do mundo todo foram coloridos com as cores da bandeira da França. Porém, uma informação a respeito de outra homenagem a outra tragédia também circula online.

De acordo com textos, fotos e vídeos, o governo da França resolveu se solidarizar com a queda da barragem que destruiu a cidade de Mariana (MG) e coloriu a Torre Eiffel de verde e amarelo. Leia trechos de textos que circulam online:

França acende luzes da torre eiffel com a cor Verde e Amarela por tragédia em Minas Gerais  Paris, 6 Nov 2015 (AFP) – A França apresentou suas condolências ao governo brasileiro pelo acidente ocasionado em função do rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, região de Mariana, a 100 km da capital de Minas Gerais. “Nós nos inteiramos com emoção do rompimento ontem (quinta-feira) das barragens mineradoras no estado de Minas Gerais”, declarou o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Romain Nadal. “Nestes momentos dolorosos, a França apresenta suas condolências às famílias das vítimas e está ao lado das autoridades e do povo brasileiros”, acrescenta o porta-voz.

Torre Eiffel fica verde e amarela por tragédia em Mariana (MG)?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Será que é verdade que a França se solidarizou com o Brasil e pintou a Torre Eiffel de verde e amarelo? A resposta é sim e não. De fato, o ministro das Relações Exteriores da França enviou condolências após a tragédia em Minas Gerais. Essa matéria da Zero Hora fala sobre o assunto. Porém, a França não acendeu as luzes da Torre Eiffel nas cores verde e amarelo por causa disso.

As imagens que o vídeo mostra foram feitas em 2007 para homenagear o Campeonato Mundial de Rúgbi que aconteceu na França e teve como campeã a África do Sul. Por sinal, as cores eram uma homenagem ao país africano. Após os ataques a Paris, as luzes da Torre Eiffel foram apagadas. Essa matéria aponta para isso. Detalhe: as luzes do local foram apagadas no dia 14 de novembro e não 13 como muitos noticiaram.

Resumindo: apesar de ter enviado uma nota de condolências, a França não fez nenhuma homenagem na Torre Eiffel para a tragédia de Mariana. O local ficou verde e amarelo em 2007. E depois dos ataques a Paris, as luzes foram apagadas.