Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Terceira Guerra Mundial está próxima de acontecer, diz boato

Terceira Guerra Mundial está próxima de acontecer, diz boato

Boato – Urgente: EUA e Rússia se unem para combater terrorismo e pode acontecer 3ª Guerra Mundial.

O mundo ficou em alerta após os ataques da sexta-feira, 13 de novembro de 2015, na cidade de Paris. Além da solidariedade com os mortos, dúvidas surgiram em relação à segurança do mundo. Na internet, as pessoas começaram a levantar se o Brasil poderia ser o próximo alvo do Estado Islâmico (o que desmentimos aqui). Mas não foi só isso que apareceu.

Terceira Guerra Mundial pode acontecer, diz boato
Terceira Guerra Mundial pode acontecer, diz boato

Textos começaram a levantar a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial após os ataques na França. Um texto publicado no site de conteúdo colaborativo Blasting News aponta que após Rússia e EUA se juntarem contra o terrorismo, mais uma grande guerra estaria próxima de eclodir. Leia:

URGENTE: EUA E RÚSSIA SE UNEM PARA COMBATER TERRORISMO E PODE ACONTECER 3ª GUERRA MUNDIAL As duas nações mais poderosas do mundo se unem para destruir o Estado Islâmico e geram pânico na humanidade.Maiores industrias bélicas do mundo contra o EI.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A terceira guerra mundial pode estar muito próxima de eclodir. Tudo isso porque Estados Unidos e a Rússia acabam de se oferecer para destruir o Estado Islâmico depois do massacre que ceifou a vida de quase duzentas pessoas em Paris. As duas nações não tinham nenhum acordo desde a crise civil na Ucrânia; Obama foi o responsável pela Rússia ser excluída do G20.

O porta-voz de Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que o país está à disposição para ajudar na investigação dos crimes desumanos dos terroristas. Já Obama fez um pronunciamento oficial dizendo que os Estados Unidos estão preparados e prontos para prestar assistência a França. Obama também condenou os ataques. Vários países estão se unindo e oferecendo apoio no combate ao terrorismo. Internautas de todo o mundo demonstram medo com uma possível união entre os dois poderosos países.

Cortamos o resto do texto pois era um relato da reunião do G20 que aconteceu no sábado, 14 de novembro. Mas vamos falar do que interessa: será que uma Terceira Guerra Mundial está próxima de eclodir? A resposta é não. Vamos aos fatos:

O primeiro ponto está na própria fonte da informação. Com exceção dos sites que replicaram a informação, ninguém falou em Terceira Guerra Mundial. Nem mesmo na reunião do G20 se falou no termo. Ou seja, tudo isso não passou de uma especulação de um site que usou o medo de internautas do mundo como fonte.

Além disso, já faz algum tempo que a Rússia e os Estados Unidos estão juntos para combater o Estado Islâmico. Não foi nessa reunião após os ataques em Paris que isso foi definido. Desde setembro, a Rússia fala em combater o terrorismo na Síria. No Caso, a intenção é manter Bashar al Assad no poder do país asiático. Os Estados Unidos estão a mais tempo ainda na batalha. Detalhe: nunca se falou em 3ª Guerra por causa disso.

Resumindo: há sim uma batalha à vista. Mas não é possível chamar a Guerra do Estado Islâmico e os países do ocidente de Terceira Guerra Mundial, assim como não podem ser chamadas de Terceira Guerra os conflitos no Iraque, Afeganistão etc. Falar nisso ou é boato ou é estar falando no sentido figurado. Pelo menos por enquanto.

PS: durante cerimônia deste sábado (14), o papa Francisco chegou a citar os conflitos como “uma Terceira Guerra Mundial acontecendo aos poucos”. Mesmo que ele tenha falado isso, o fato é que ele usou uma figura de linguagem para falar dos conflitos e não que estava anunciando uma batalha global. Ele, aliás, já havia usado o termo em outras oportunidades.

PS II: este artigo foi uma sugestão do leitor Lucas Coelho. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.