Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Sheik arábe presenteia mulher com carro que muda de cor #boato

Sheik arábe presenteia mulher com carro que muda de cor #boato

Boato – Sheik árabe resolveu dar um carro que muda de cor para a esposa já que ela estava na dúvida sobre que cor escolher.

Quem não gosta de um agradinho do namorado(a), esposa, marido, crush, amigo ou parceiro(a)? É quase um senso comum concordar que as pessoas gostam de receber presentes, seja um bombom ou o carro do ano. Afinal, geralmente esses regalos são bonitos gestos de afeto.

Agora, imaginem a alegria de receber um presente não só inusitado, mas único e incrível. Do que estamos falando? Estamos falando da sortuda esposa de um sheik árabe que, segundo a história que tem se espelhado no Facebook e WhatsApp, ganhou do marido um carro que muda de cor .

O vídeo está por toda parte nas redes sociais e mostra um veículo Subaru que muda de cor com o simples apertar de um botão. Confira o vídeo e a explicação que estão espalhando com as imagens:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Sheik árabe presenteia a esposa com um carro mas ela estava em dúvida com a cor então o bacana comprou está maravilha”:

Um sheik árabe deu um carro que muda de cor para a mulher?

Por mais que este possa ser o sonho de consumo de muita gente (afinal, imaginem mudar a cor do carro assim, num piscar de olhos!) essa história é completamente falsa. O Subaru do vídeo não muda realmente de cor e apesar do carro ser real, as cores foram alteradas por edição de imagens, mais precisamente através do programa Adobe Premiere After Effects.

A produção e edição do vídeo foi feita por Alaa Tarawneh, um profissional de marketing digital que resolveu realizar um experimento na internet para provar o alcance das notícias falsas. Isso mesmo, Tarawneh editou o vídeo a fim de mostrar como é comum que as pessoas acreditem em coisas e histórias sem checar a veracidade.

Tanto que após o carro que muda de cor viralizar, Tarawneh gravou um segundo vídeo explicando sua proposta de experimento. Nesta segunda gravação ele falou dos riscos das informações falsas e afirmou que o material era resultado de edição no Adobe. Confira aqui (em inglês):

Decepcionados com a notícia? Pois saibam que sequer é a primeira vez que este mito do carro que muda de cor aparece na web. Em 2015 começou a ser muito visualizado no Youtube o vídeo de um carro – coincidentemente também era um Subaru – que mudava de cor no meio da rua impressionando todo mundo que presenciava a mudança.

Acontece que também naquela época a história era falsa. O site Autoevolution explicou em 2015 que o vídeo era, na verdade, um anúncio ou uma pegadinha russa e que as pessoas supostamente impressionadas com o carro eram apenas atores, não transeuntes realmente. Ainda assim, uma versão semelhante veio a tona agora e um monte de gente acreditou novamente.

Recapitulando então, o vídeo do carro que muda de cor é falso, fruto de edição de imagens. Como bem mencionou a pessoa por trás de toda esta história, “tenha certeza de que você sabe a fonte, a origem da informação, tenha 100% de certeza que a notícia que você está compartilhando com todos é verdadeira. Isto foi só um exemplo pequeno de um vídeo com efeitos em um carro, mas imaginem se fosse algo mais sério ou maior”. Sábias palavras do senhor Alaa Tarawneh (que não é Sheik).

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.