Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Argentino encontrou um rato dentro de uma lata de Coca-Cola #boato

Argentino encontrou um rato dentro de uma lata de Coca-Cola #boato

Boato – Um vídeo mostra o momento em que um homem corta uma lata de Coca-Cola pela metade e encontra um rato morto dentro dela. O roedor estava na lata desde a linha de produção.

As empresas que produzem alimentos precisam de muitos cuidados para criar produtos de qualidade. Atualmente, existem cada vez mais padrões internacionais de segurança e regras que certificam esses padrões para que sejam aplicadas multas no caso deles não serem seguidos.

Quando se trata de uma empresa internacional como a Coca-Cola, por exemplo, as regras são ainda mais exigentes. Apesar disso, muita gente está pensando o contrário após ver uma história na internet. Segundo um vídeo compartilhado há alguns dias, um argentino encontrou um rato no fundo da sua lata de Coca-Cola. Assista ao vídeo e veja a tradução do que ele falou:

Meu nome é Juan Pedro Galdín. Outro dia comprei uma Coca-Cola lata com data de vencimento para 4 de agosto de 2018. Quando terminei de tomar, agitei e senti que havia algo. Abro e olha, senhoras e senhores, o que havia aqui dentro. Obviamente, em uma lata não poderia entrar porque era enorme. Ou seja, estava ali. Assim tenho todas as provas que preciso. Que incrível, não? Depois disso, garanto que nunca mais beberei Coca-Cola

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Argentino encontrou um rato dentro de uma lata de Coca-Cola?

Esta história está gerando inúmeras reações em redes sociais. Nos países em espanhol, a história circulou muito no Facebook (chegou a ter 17 mil compartilhamentos em uma postagem) e, por aqui, no WhatsApp. Mas o que essas pessoas que compartilharam não sabem é que a história não procede. Por que? Vamos entender.

Para começar, essas histórias de ratos na Coca-Cola não são recentes. Aqui no Brasil já houve um caso famoso em 2014 que, depois de se espalhar na internet e causar polêmica, a Justiça decidiu que era uma fraude e que era impossível o rato estar na embalagem. Em 2017, o Boatos desmentiu outra história.

Tem mais um ponto que denuncia a farsa. Ao contrário de outros casos (também considerados falsos), a lata, no momento do vídeo, estava violada (sem contar que o sujeito do vídeo estava muito calmo). Não há como sequer garantir que o rato não foi colocado. E, sim, um rato passa pelo gargalo. Ainda mais morto.

Por fim, a própria empresa, na Argentina, desmentiu a história. De acordo com a Coca-Cola, o passo a passo do envase torna impossível contaminações (ainda mais por um rato). “Qualquer objeto estranho na lata alteraria o peso líquido e não passaria no controle de qualidade”, diz. Você pode ler aqui (em espanhol).

Resumindo: a história que aponta que um rato “argentino” foi achado dentro de uma lata de Coca-Cola é falsa. Pelo menos por enquanto, não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

PS II: Este texto foi escrito originalmente para o Hablillas.org por Hellen Bizerra.