Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho #boato

Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho #boato

Boato – Uma rã gigante de três metros e 101 quilos foi encontrada na cidade de Porto Murtinho (MS), no lado paraguaio do Rio Paraguai. Autoridades estão indo verificar que animal é esse.

Parece que, de fato, o interesse em compartilhar imagens de criaturas bizarras aumentou nos últimos dias. Aqui no Boatos.org desmentimos recentemente a história de um chupa-cabra, de uma “criatura estranha” e do “diabo” na igreja. Agora é a vez de uma rã gigante que lembra muito os sapos protagonistas do game Battletoads (poucos saberão).

De acordo com imagens e mensagens que viralizaram no WhatsApp e Facebook, o sapo que mede três metros (!) e pesa 101 quilos (!!) foi encontrado no Rio Paraguai. Mais exatamente na cidade de Porto Murtinho (MS). Leia mensagem que circula online e que descreve a rã gigante:

Esta Rã medindo mais de três metros , e pesando 101 kg, sendo q só de mãos e pernas atingiu 2 mts de espessura ela foi pega através de redes no rio Paraguai no sábado no final da tarde! Em Porto Murtinho no lado Paraguaio por pescadores as autoridades Paraguai estão enviando para à capital Assunção para fazer estudos científicos sobre o animal sendo um desses pescadores sobrinho do Gernadino de Caracol

Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Além da mensagem e das imagens, encontramos um áudio apontava que “a Marinha”, a “Fundação Chico Mendes” e outros estavam chegando de helicóptero para pegar o “bicho”. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Você sacou o quão sem noção está a mensagem? Primeiro eles falam que a rã gigante foi encontrada no lado paraguaio do Rio Paraguai. Depois falam que o sapo foi encontrado em Porto Murtinho (no Brasil). Depois falam que as autoridades paraguaias estão atrás do animal. Aí o áudio fala que a Marinha e a “Fundação Chico Mendes” estão atrás do bicho.

Só a forma confusa que o texto é escrito já nos faz desconfiar da história. Junte isso ao grande número de erros de português e caráter alarmista e temos a suspeita de que se trata de um boato.

As suspeitas aumentam quando descobrimos que a foto não é de Porto Murtinho ou do Rio Paraguai. As mesmas fotos da rã gigante já circulam na internet há duas semanas. Inicialmente, a rã, da espécie rã-touro, foi descrita como encontrada em Cuba. Ou seja: é impossível o animal ter sido encontrado no Paraguai ou em Porto Murtinho.

Ponto 2: a descrição de “peso” e “tamanho” da rã existe apenas na “versão paraguaia” do boato. Na versão “original”, apenas é dito que é uma rã touro. Porém, não há nada sobre ela ter 30 cm, 1 metro, 3 metros ou 100 metros.

Já sabemos que a rã gigante não foi encontrada no Rio Paraguai, mas e essa foto? Ela entrou em discussão no Reddit e os usuários foram praticamente unânimes em cravar que se trata de uma foto tirada numa perspectiva que deixa o bicho (que deve ter no máximo 30 centímetros) maior do que realmente é.

Um detalhe reforça essa tese. Nem na versão cubana, tampouco na versão paraguaia, o animal é fotografado em outra posição. Qualquer pessoa interessada em informar o tamanho correto dele teria tirado a foto em outro ângulo.

Resumindo: a história que aponta que uma rã gigante foi encontrada em Porto Murtinho ou no lado paraguaio do Rio Paraguai é falsa. A imagem já circula há um tempo na internet e a imagem cria a falsa ilusão de que é um animal de três metros. Sobre o áudio que fala de “Marinha” e “Fundação Chico Mendes”, nem precisamos comentar. É história (das boas) de pescador.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.