Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho #boato

Boato – Uma rã gigante de três metros e 101 quilos foi encontrada na cidade de Porto Murtinho (MS), no lado paraguaio do Rio Paraguai. Autoridades estão indo verificar que animal é esse.

Parece que, de fato, o interesse em compartilhar imagens de criaturas bizarras aumentou nos últimos dias. Aqui no Boatos.org desmentimos recentemente a história de um chupa-cabra, de uma “criatura estranha” e do “diabo” na igreja. Agora é a vez de uma rã gigante que lembra muito os sapos protagonistas do game Battletoads (poucos saberão).

De acordo com imagens e mensagens que viralizaram no WhatsApp e Facebook, o sapo que mede três metros (!) e pesa 101 quilos (!!) foi encontrado no Rio Paraguai. Mais exatamente na cidade de Porto Murtinho (MS). Leia mensagem que circula online e que descreve a rã gigante:

Esta Rã medindo mais de três metros , e pesando 101 kg, sendo q só de mãos e pernas atingiu 2 mts de espessura ela foi pega através de redes no rio Paraguai no sábado no final da tarde! Em Porto Murtinho no lado Paraguaio por pescadores as autoridades Paraguai estão enviando para à capital Assunção para fazer estudos científicos sobre o animal sendo um desses pescadores sobrinho do Gernadino de Caracol

Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho?

Além da mensagem e das imagens, encontramos um áudio apontava que “a Marinha”, a “Fundação Chico Mendes” e outros estavam chegando de helicóptero para pegar o “bicho”. Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Você sacou o quão sem noção está a mensagem? Primeiro eles falam que a rã gigante foi encontrada no lado paraguaio do Rio Paraguai. Depois falam que o sapo foi encontrado em Porto Murtinho (no Brasil). Depois falam que as autoridades paraguaias estão atrás do animal. Aí o áudio fala que a Marinha e a “Fundação Chico Mendes” estão atrás do bicho.

Só a forma confusa que o texto é escrito já nos faz desconfiar da história. Junte isso ao grande número de erros de português e caráter alarmista e temos a suspeita de que se trata de um boato.

As suspeitas aumentam quando descobrimos que a foto não é de Porto Murtinho ou do Rio Paraguai. As mesmas fotos da rã gigante já circulam na internet há duas semanas. Inicialmente, a rã, da espécie rã-touro, foi descrita como encontrada em Cuba. Ou seja: é impossível o animal ter sido encontrado no Paraguai ou em Porto Murtinho.

Ponto 2: a descrição de “peso” e “tamanho” da rã existe apenas na “versão paraguaia” do boato. Na versão “original”, apenas é dito que é uma rã touro. Porém, não há nada sobre ela ter 30 cm, 1 metro, 3 metros ou 100 metros.

Já sabemos que a rã gigante não foi encontrada no Rio Paraguai, mas e essa foto? Ela entrou em discussão no Reddit e os usuários foram praticamente unânimes em cravar que se trata de uma foto tirada numa perspectiva que deixa o bicho (que deve ter no máximo 30 centímetros) maior do que realmente é.

Um detalhe reforça essa tese. Nem na versão cubana, tampouco na versão paraguaia, o animal é fotografado em outra posição. Qualquer pessoa interessada em informar o tamanho correto dele teria tirado a foto em outro ângulo.

Resumindo: a história que aponta que uma rã gigante foi encontrada em Porto Murtinho ou no lado paraguaio do Rio Paraguai é falsa. A imagem já circula há um tempo na internet e a imagem cria a falsa ilusão de que é um animal de três metros. Sobre o áudio que fala de “Marinha” e “Fundação Chico Mendes”, nem precisamos comentar. É história (das boas) de pescador.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

8 comentários em “Rã gigante de 3 metros foi encontrada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho #boato

  • 12/04/2018 em 23:59
    Permalink

    É bem claro que se trata de um efeito de perspectiva fotográfica! Se observarmos bem, o fundo das fotos mudam
    Em uma, tem vacas e em outra tem uma calça num varal! A ponta do fio, onde a rãnzinha está suspensa, não aparece. Muito mal feito! Rsrs…

    Resposta
  • 12/04/2018 em 19:55
    Permalink

    É O ESCAMOSO DOS THUNDERCATS!!!!!

    Resposta
  • 12/04/2018 em 04:15
    Permalink

    Na década de 70 foi encontrado uma minhoca de tamanho descomunal em são João Climaco, distrito do Ipiranga São Paulo…saiu no meio televisivo, e jornais da época…..quem a encontrou por acaso cavando um buraco foi o Manuel Português e um seu amigo…..neste caso descrito acima….com certeza é boato……

    Resposta
  • 12/04/2018 em 00:23
    Permalink

    Realmente com tanta porcaria jogado aos rios, não seria impossível acontecer algo assustador… mudando a cadeia alimentar dos animais, ninguém saberia o resultado que poderia acontecer, este caso foi exagerado mas…. é bom para se pensar… em nossos rios…

    Resposta
  • 11/04/2018 em 20:14
    Permalink

    ..aahh li a matéria louco de vontade para o comentário sobre o que mais me atraiu, a seguinte informação: “sendo um desses pescadores sobrinho de Gernadino de Caracol”.

    .no mais, agradeço a também excelente abordagem e serviço, valeu!

    Resposta
  • 11/04/2018 em 16:55
    Permalink

    Óbvio que é mentira, amarraram um rã de 3mt. com um pedaço de fio elétrico, ata…

    Resposta
  • 11/04/2018 em 13:27
    Permalink

    A rã é tão leve que mesmo a cordinha sendo de nylon nem esticou.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)