Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil #boato

Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil #boato

Boato – O presidente francês disse que não vai reconhecer um novo governo no Brasil, que quer assumir por meio de um golpe.

A cada boato de lá, um boato de cá. E no meio disso, alguns famosinhos são “enganados” e acabam compartilhando as farsas. É o caso da nossa história de hoje. Publicada pelo perfil “do Portal R7”, uma informação dá conta que o presidente da França afirmou que o que acontece no Brasil é um golpe.

Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil, diz boato
Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil, diz boato

De acordo com a postagem, um print do Twitter, o chefe de estado da França afirmou que o país não reconhecerá o novo governante do Brasil. A informação ganhou força após ser replicada por Leonardo Boff. Leia o que diz o texto:

O presidente francês acaba de anunciar que não reconhecerá o novo governo que quer assumir por meio de um golpe de estado

Mas será mesmo que a informação, viralizada no Twitter, é mesmo verdadeira? A resposta é não, a informação é falsa.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Um dos pontos que dificultou a checagem da informação é que o que foi divulgado foi um print e não um tuíte. Dificultou, mas não muito. Se formos correr atrás do perfil R7_Portal, chegamos a um site que tem postados dezenas de notícias “anti-golpe”. Seja qual for o lado que você esteja, pode ter certeza que um veículo de notícias não faria isso. Até porque as notícias surgem de todos os lados.

Para além disso, tentamos procurar que o presidente da França, François Hollande, falou algo sobre a crise política no Brasil. E sabe o que achamos? Nada, nadica. Oficialmente, ele não falou nada sobre a situação de Dilma, Temer e suas trupes.

Resumindo: apesar de figuras conhecidas no meio político terem compartilhado a informação, é boato que o presidente da França disse que o que se passa no Brasil é golpe e que não vai reconhecer o governo daqui.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Robson Fernando Souza e Job Felício. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.