Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil #boato

By | 22/04/2016

Boato – O presidente francês disse que não vai reconhecer um novo governo no Brasil, que quer assumir por meio de um golpe.

A cada boato de lá, um boato de cá. E no meio disso, alguns famosinhos são “enganados” e acabam compartilhando as farsas. É o caso da nossa história de hoje. Publicada pelo perfil “do Portal R7”, uma informação dá conta que o presidente da França afirmou que o que acontece no Brasil é um golpe.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil, diz boato

Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil, diz boato

De acordo com a postagem, um print do Twitter, o chefe de estado da França afirmou que o país não reconhecerá o novo governante do Brasil. A informação ganhou força após ser replicada por Leonardo Boff. Leia o que diz o texto:

O presidente francês acaba de anunciar que não reconhecerá o novo governo que quer assumir por meio de um golpe de estado

Mas será mesmo que a informação, viralizada no Twitter, é mesmo verdadeira? A resposta é não, a informação é falsa.

Um dos pontos que dificultou a checagem da informação é que o que foi divulgado foi um print e não um tuíte. Dificultou, mas não muito. Se formos correr atrás do perfil R7_Portal, chegamos a um site que tem postados dezenas de notícias “anti-golpe”. Seja qual for o lado que você esteja, pode ter certeza que um veículo de notícias não faria isso. Até porque as notícias surgem de todos os lados.

Para além disso, tentamos procurar que o presidente da França, François Hollande, falou algo sobre a crise política no Brasil. E sabe o que achamos? Nada, nadica. Oficialmente, ele não falou nada sobre a situação de Dilma, Temer e suas trupes.

Resumindo: apesar de figuras conhecidas no meio político terem compartilhado a informação, é boato que o presidente da França disse que o que se passa no Brasil é golpe e que não vai reconhecer o governo daqui.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Robson Fernando Souza e Job Felício. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

One thought on “Presidente francês não vai reconhecer novo governo do Brasil #boato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *