Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Ponto vernal é mostrado em fotos da fronteira China/Tibet a 5.580 metros #boato

Ponto vernal é mostrado em fotos da fronteira China/Tibet a 5.580 metros #boato

Boato – Fotos mostram ponto vernal na fronteira China/Tibet a 5.580 metros. Fenômeno é raro e só se repetirá daqui a 150 anos.

Se tem uma coisa que a internet gosta, além de histórias virais e vídeos bizarros, é de imagens de lugares e fenômenos surpreendentes. Afinal de contas, não foram poucas as vezes em que o Boatos.org desmentiu histórias envolvendo “acontecimentos raros”.

Nos últimos dias, começou a circular na internet imagens do que seria mais um desses fenômenos. De acordo com as mensagens, trata-se de um ponto vernal na fronteira China/Tibet. Leia o que diz a publicação:
Fotos tiradas às 3:30 da madrugada na fronteira China/Tibete a 5.580 m de altura. Levará mais 150 anos para ver estas imagens de novo! O Sol visto da Terra, do Ponto Vernal, que marca o início da primavera, o verdadeiro início do ano, em termos cósmicos. Quem senão Deus para criar uma maravilha dessas!?!

Ponto vernal é mostrado em fotos da fronteira China/Tibet a 5.580 metros?

Os registros são impressionantes e dignos de elogios. Mas a parte mais surpreendente da história não está nas imagens. Ela está no fato de que a mensagem não apenas é falsa como possui uma série de erros. Então, vamos a eles.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Antes de começar, saiba que o ponto vernal é um ponto imaginário no espaço, marcado pela posição do Sol ao cruzar o equador celeste, geralmente, no dia 21 de março, ou seja, no equinócio de primavera para o Hemisfério Norte e do outono para Hemisfério Sul.

O primeiro erro, e mais óbvio, está na informação de que se trata de um fenômeno raro que se repete somente a cada 150 anos. O segundo é que, além de algumas das imagens não serem da fronteira China/Tibet, as mesmas fotos já foram utilizadas em outro boato. Até pouco tempo, as imagens ilustravam o eclipse lunar no Tibet e a superlua azul de sangue em Kailas Manaasa Sarova.

Dito isso, vamos aos registros! A primeira imagem, na verdade, foi editada e publicada pela digital influencer chinesa, Dotz Soh. Além disso, a foto foi registrada em Changi Beach, em Singapura e não no Tibet, como afirma a mensagem.

Foto 1
Foto 1

A próxima imagem também não foi registrada no Tibet. Na realidade, a origem da foto está em Xian, na China. O registro faz parte de uma lista de fotos sobre o eclipse total da superlua azul de sangue de um portal de notícias.

Foto 2
Foto 2

Por incrível que pareça, a terceira imagem da nossa lista, de fato, foi registrada no Tibet. Mas, ao contrário do que se imagina, ela é do Palácio de Potala e não da fronteira China/Tibet, como afirma a mensagem. Infelizmente, não localizamos a origem da imagem e não sabemos se é uma foto real ou montagem.

Foto 3
Foto 3

Bom, este não é o caso da quarta foto que, apesar de ter sido registrada no Tibet, trata-se de uma montagem com uma imagem antiga do Palácio de Potala.

Foto 4
Foto 4

Por fim, mas não menos importante, as próximas imagens, que também não foram registradas no Tibet, mostram o Monte Gongga, que fica localizado na província de Sichuan, na China. Inclusive, vale dizer que a imagem já circula há bastante tempo na internet.

Foto 5
Foto 5

Em tempo, a história de que ponto vernal é mostrado em fotos da fronteira China/Tibet a 5.580 metros é falsa. Mais uma vez, a história não passa de um misto de montagens e imagens fora do contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.