Papa Francisco anuncia apoio à Dilma e diz ser contra golpe #boato

By | 01/05/2016

Boato – Papa Francisco anunciou que é contra o golpe que está acontecendo no Brasil. Ele declarou apoio à Dilma Rousseff.

Até mesmo quem defende o governo sabe que a situação de Dilma está complicada. Mesmo assim, os pró e contra Dilma ainda parecem “disputar” apoio de figuras notáveis. E de acordo com reportagens que circulam online, a presidente teve o apoio do papa Francisco. Leia:

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Papa Francisco declara apoio à Dilma, diz boato

Papa Francisco declara apoio à Dilma, diz boato

Papa Francisco anuncia apoio à Dilma Roussef e declara ser contra golpe

O pontífice é também argentino e mantém estreita ligação com movimentos de defesa dos direitos humanos na América Latina

O vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel revelou, em entrevista ao jornalista Darío Pignotti, do jornal Página 12, que levou à presidente Dilma Rousseff o apoio do Papa Francisco.

“O papa Francisco está muito preocupado com o que está acontecendo no Brasil; tudo isso vai trazer consequências negativas para toda a região e teremos um grave retrocesso democrático.”

Esquivel disse ainda que vai escrever ao Papa sobre os acontecimentos no Brasil e afirmou que o impeachment não passa de um golpe brando. Ele também disse que Dilma é uma mulher honesta denunciada por corruptos

Se a grande maioria dos internautas tivesse lido a matéria com atenção (e não ler direito é um problema que atinge todas as classes intelectuais), teria percebido que o próprio texto da matéria desmente o que está no título. Vamos aos fatos.

O que temos neste caso é um grande microfone sem fio. Fazendo uma engenharia reversa da história, percebemos que blogs pegaram uma matéria do Brasil 247, que se baseou em uma entrevista do argentino Adolfo Esquivel (Nobel da paz em 1980) ao jornal Página 12.

Resolvemos voltar às origens e ler a matéria. Com o título “Esquivel leva o seu apoio à Dilma”, a matéria cita que Esquivel disse que o pontífice está “preocupado” com a situação da América Latina. Além disso ele disse: “ela sabe que ele está sabendo da situação e que está preocupado”, “vou escrever uma carta ao papa para contar o que se passa no Brasil”. Em momento alguma ele falou que o pontífice apoia Dilma.

Só para confirmar se havia alguma declaração direta do papa Francisco em relação a situação no Brasil, resolvemos dar mais uma procurada. E não achamos nada a respeito.

Resumindo: o que temos até agora é uma declaração de que o papa está acompanhando com preocupação a situação do país. Informação dada por alguém que é declaradamente contra o impeachment. De manifestação direta de Francisco, não temos nada. Pelo menos por enquanto.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão do leitora Débora Cecon. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

3 thoughts on “Papa Francisco anuncia apoio à Dilma e diz ser contra golpe #boato

  1. Angela

    A ginástica mental que o coxinholéu faz pra sobrar a verdade à sua vontade…olha, é surpreendente!!!
    O papa enviou carta à Dilma. Não virá, não, trouxas! Vê se crescem! O $ q enriqueceu lulinha nem o Moro com toda a sua sede de sangue petista conseguiu achar!!! Já o $ de Cunha e cia………. Não vem ao casoooooo

    Reply
  2. Joã0 neto

    Isto é mentira, por que não procrem descobrir de onde veio o dinheiro que enriqueceu o lulinha? O papa não vai dar palpite na plitica. Atenção….tenho pré projeto para diminuir a criminalidade, se me permitem enviarei a vocea , mas… com seriedade.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *