Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > 7 boatos (e uma verdade) sobre a Alemanha que já viralizam na internet

7 boatos (e uma verdade) sobre a Alemanha que já viralizam na internet

Boato – Confira sete boatos (e uma dura verdade) sobre a Alemanha que fizeram muito sucesso na internet nos últimos anos. 

Alemanha. Terra da Oktoberfest, de temperaturas negativas o ano todo, de comidas deliciosas… particularmente, eu tenho verdadeira paixão por esse país. Infelizmente, nunca botei os pés por lá. Mas se tem uma coisa que eu sei, mesmo sem conhecer pessoalmente esse país, é que circulam muitas histórias falsas sobre a Alemanha pela internet (e uma delas apareceu recentemente nas redes sociais). Para que você fique ligado e não caia mais em contos sobre o país europeu, confira 7 boatos sobre a Alemanha que já circularam pela rede.

1 – Alemães fazem protesto e conseguem baixar o preço da gasolina

Bom, essa aqui tem rodado (e muito) a internet nos últimos dias. De acordo com essa história, os alemães abandonaram seus carros no meio da rua, como forma de protesto, e o governo de lá não teve outra alternativa a não ser voltar atrás na decisão de aumentar o preço da gasolina. Bom seria que as coisas fossem simples assim, principalmente aqui no nosso Brasil (afinal, o preço do combustível tá caro, né?). Porém, nada disso é verdade. A história usa uma foto de um engarrafamento que ocorreu na China, em 2012, e não representa protesto algum. Leia mais.

2 – Angela Merkel diz que professores recebem os maiores salários

Essa é outra história que ganhou força nas redes sociais nos últimos dias. As condições de trabalho e salários de professores brasileiros gera muita insatisfação entre a classe. E é super normal vermos textos na internet falando sobre condições excelentes em outros países. Nesse caso, o país é a terra da Oktoberfest e, segundo a história, a chanceler Angela Merkel teria dito que os professores recebem os maiores salários na Alemanha. Porém, Angela Merkel não fez nenhuma declaração do tipo e, apesar de valorizados, os professores alemães não recebem mais do que médicos e juízes, por exemplo. Leia mais.

3 – Maioridade penal na Alemanha é 14 anos

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Se tem uma coisa que brasileiro adora exaltar são as leis de outros países. E quem nunca ouviu falar sobre a famosa lista de maioridade penal nos países ao redor do mundo? Bom, essa lista afirma que a maioridade penal na Alemanha é de 14 anos (bem longe dos 18 anos aqui do Brasil). Pois bem, a postagem original é de 2013, mas até hoje tem compartilhamentos. E quer saber a verdade? A verdade é que essas informações estão equivocadas. A lista faz alusão à responsabilização penal juvenil, isto é, quando você começa a responder por crime, não como adulto. Pra ter uma base, no Brasil, essa idade é de 12 anos. Leia mais.

4 – Neonazistas alemães bateram em neonazistas colombianos

O holocausto é um assunto muito delicado para os alemães. Muitos não gostam de tocar no tema. E, quando tocam, gostam de relatar a sua versão da história e destacar que Hitler não era alemão. Essa história de que neonazistas colombianos foram apoiar a marcha de neonazistas alemães contra os refugiados sírios e apanharam dos seus colegas é pura balela. A história foi criada por um site de humor chamado Actualidad Panamerica (seria algo como um Sensacionalista colombiano) e não é verdade. Leia mais.

5 – Hitler saiu da Alemanha e veio para o Brasil

E segura o seu caderno de história, porque vem mais informações sobre a Segunda Guerra Mundial por aí. De acordo com essa história, que invadiu as redes sociais, Hitler, um dos grandes ícones da Segundo Guerra Mundial, teria passado seus últimos dias no Brasil. Em Santana do Livramento (MT), pra ser mais exata. A postagem afirma que essa foi uma descoberta de uma pesquisadora brasileira. A tal pesquisadora, na verdade, é formada em educação artística e não em história. E é só uma curiosa pelo assunto. Apesar das inúmeras suposições sobre a morte do führer, acredita-se que ele tenha se suicidado em algum bunker, tentando resistir aos soviéticos. Leia mais.

6 – O comercial proibido

De acordo com uma história que circulou muito pela internet, polêmica é o que não falta na “nova” propaganda da Sprite. Isso porque, uma mulher aparece fazendo sexo oral em um rapaz e dizendo adorar Sprite. Eu nem preciso dizer que o vídeo parou a internet, né? Mas se isso tem cara de algo, é de mentira. A história foi criada em 2009 e até o próprio site de fofocas Perez Hilton divulgou o vídeo. Pouco tempo depois, o site afirmou que o vídeo teria sido feito por uma agência de publicidade. Mais tarde, se descobriu que ele foi criado por uma videomaker independente do Youtube e que a Coca-Cola e a agência de publicidade não tinham nada a ver com a história. Leia mais.

7 – O Brasil entregou a Copa para a Alemanha, denuncia Gunther Schweitzer

O futebol mexe com as emoções do brasileiro e quando se trata de Copa do Mundo, o buraco é mais embaixo, como diria aquela velha expressão. E quando a Copa é no Brasil e a nossa seleção não leva o título? Bem, é algo extremamente delicado e representa uma história triste pro nosso país. Pior do que perder, foi perder de 7×1. E, segundo andam dizendo por aí, o jogo contra a Alemanha foi entregue. Quem teria dedurado todo o esquema foi Gunther Schweitzer, da “Central Globo de jornalismo”. No final de tudo, a história não passava de balela e o tal do Gunther, na verdade, era um funcionário da Volkswagen, que acreditou na história e replicou o texto assinado por e-mail. Leia mais.

Bônus – O medonho 7×1

A história anterior nos deu brecha para entrar nessa informação que anda circulando pela internet desde meados de 2014. Segundo a história, a seleção brasileira de futebol teria perdido para a seleção alemã, durante as quartas de final, da Copa do Mundo, que ocorreu em terras tupiniquins. E pra piorar, o placar teria sido de 7×1 para os alemães. Bem, apesar de todo mundo desejar que isso tenha sido um sonho, eu preciso lembrá-los de que essa história é verdade. Portanto, é melhor ter cuidado ao se deparar com uma notícia envolvendo a Alemanha. Afinal, a verdade pode ser pior do que se imagina.