Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Navio reaparece após 90 anos sumido no Triângulo das Bermudas #boato

Navio reaparece após 90 anos sumido no Triângulo das Bermudas #boato

Boato – Navio que ficou desaparecido por quase 100 anos no Triângulo das Bermudas reaparece no litoral de Cuba.

Depois do sucesso de Piratas do Caribe, muita gente acabou ficando encantado por histórias de aventura em mar aberto. A expansão medieval fez descobrir a América, com embarcações os homens conquistaram os sete mares. Há de se admitir que é fácil ter uma queda por esse assunto.

Fácil também é acabar em contato com as centenas (se não milhares) de histórias e lendas relacionadas ao mar. De Poseidon ao Kraken, de Atlântida a rota “assombrada” do Triângulo das Bermudas, todo mundo já ouviu um caso de arrepiar sobre os oceanos. Imaginem então quando uma desses casos misteriosos finalmente se soluciona?

Boato diz que navio foi encontrado depois de 90 anos perdido no Triângulo das Bermudas
Boato diz que navio foi encontrado depois de 90 anos perdido no Triângulo das Bermudas

Pois bem, segundo uma notícia que se tem compartilhado na internet, depois de 90 anos um navio desaparecido no Triângulo das Bermudas finalmente foi encontrado. A embarcação SS Cotopaxi teria surgido no litoral de Cuba depois de ter ficado desaparecida desde dezembro de 1925. Confira:

A guarda costeira cubana anunciou há cerca de dois meses que haviam interceptado um barco não tripulado indo em direção à ilha, que se presumia ser o SS Cotopaxi, um cargueiro que estava desaparecido desde dezembro de 1925 e desde então estava ligado à lenda do Triângulo das Bermudas. […]

Foram feitas muitas tentativas frustradas de se comunicar com a tripulação até que finalmente mandaram três patrulheiros para interceptá-lo. Quando chegaram, surpreenderam-se ao ver que o navio era na verdade um barco a vapor que tinha quase 100 anos de existência, identificado como Cotopaxi, um nome famoso associado à lenda do Triângulo das Bermudas. Não havia ninguém e o barco parecia ter sido abandonado há décadas, o que sugeria que poderia ser o cargueiro desaparecido em 1925.

[…] O vice-presidente do Conselho de Ministros, o general Abelardo Colomé anunciou que as autoridades cubanas iam realizar uma investigação exaustiva para esclarecer o mistério do desaparecimento e reaparecimento do navio. “É muito importante para nós entender o que aconteceu”, disse o general Colomé. “Este tipo de incidente podem ser muito ruins para nossa economia, por isso é melhor ter certeza de que esse tipo de desaparecimento não vai acontecer de novo. Chegou o momento de resolver o mistério do Triângulo das Bermudas de uma vez por todas.” O Triângulo das Bermudas é uma região pouco definida que cobre a área entre Miami, Puerto e as Bermudas, onde dezenas de barcos e aviões desapareceram em circunstâncias estranhas. […]

Navio reapareceu depois de 90 anos perdido no Triângulo das Bermudas?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

O mistério é intrigante, a tentação de cair nesse causo é grande, tem umas informações que fazem até as coisas fazerem sentido, mas não se iludam, é tudo balela.

Não há um navio SS Cotopaxi que reapareceu depois de 90 anos na costa de Cuba. Como sabemos? Simples, a Guarda Costeira de Cuba não falou nada sobre navio reencontrado, muito menos a imprensa. E já aprendemos, ao longo desses anos de Boatos.org que se algo extraordinário acontece e a mídia não comenta é porque muito provavelmente é mentira.

Além disso, a história do reaparecimento do SS Cotopaxi, apesar de estar circulando por agora, surgiu em maio do ano passado depois que um site norte-americano de humor inventou tudo. O fato de ter sido originalmente publicada no site Word News Daily entrega “o ouro” uma vez que, como já falamos em outros desmentidos, o portal é como um Sensacionalista gringo, cria matérias sarcásticas só para fazer “zoeira”.

Para fechar, a foto que tem sido repassada como sendo o tal navio encontrado em Havana é na verdade a imagem de um filme de suspense dos anos 70, o clássico longa de Steven Spielberg, Contatos Imediatos do Terceiro Grau. No filme, o SS Cotopaxi é encontrado no deserto onde extraterrestres teriam deixado o navio.

A imagem da embarcação no mar é, inclusive, uma montagem feita a partir desta, em que o navio está em terra:

Foto do navio supostamente encontrado é montagem com cena de um filme de suspense dos anos 70
Foto do navio supostamente encontrado é montagem com cena de um filme de suspense dos anos 70

Resumindo o conto marítimo, o navio SS Cotopaxi (que de fato desapareceu em 1925 depois de deixar o litoral da Carolina do Sul rumo a Cuba) não foi encontrado. É só mais um boato, fruto da imaginação fértil de alguns escritores engraçadões dos Estados Unidos.