Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra navio lotado de europeus fugindo para África #boato

Foto mostra navio lotado de europeus fugindo para África #boato

Boato – Imagem mostra europeus fugindo em navio para o norte da África na Segunda Guerra Mundial.

Um dos principais problemas, em termos populacionais e a nível global, é a questão dos refugiados. O número de pessoas forçadas a deixar suas casas devido a guerras e perseguições superou a marca de 50 milhões em 2013 pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), segundo a agência de refugiados da ONU.

Em todo o mundo, imagens chamam atenção para o drama dos refugiados. Em 2015, a foto do menino sírio Aylan Kurdi, de 3 anos, morto numa praia da Turquia se tornou símbolo da crise migratória.

Navio lotado com europeus fugindo para África, diz boato
Navio lotado com europeus fugindo para África, diz boato

Agora, uma impressionante imagem, que têm circulado nas redes sociais, mostrando um navio superlotado, tem chocado internautas. De acordo com a publicação, a foto mostra europeus fugindo para o norte da África. Confira na íntegra:

Não, não são imigrantes Sírios ou Africanos tentando entrar na Europa. São Europeus fugindo para o norte de África na segunda guerra mundial. São as voltas que o mundo nos dá. Só pra refletir…

Navio lotado com europeus fugindo para África?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

De fato, precisamos refletir sobre a questão dos refugiados e, isso ninguém pode negar. Mas, essa história de que a foto mostra europeus fugindo para a África durante a Segunda Guerra Mundial não faz nenhum sentido. O Boatos.org resolveu checar as informações e veja o que encontramos.

Primeiro, precisamos dizer que o fato dessas imagens não ser de europeus não quer dizer que elas sejam menos chocantes. Mas, não se trata disso, a história por trás da foto não é verdadeira, mas a foto é real.

Na verdade, a imagem mostra refugiados Albaneses que começaram uma migração em massa. No dia 7 de agosto de 1991, o navio Vlora estava descarregando uma carga de açúcar cubano em Durres, Albânia, quando foi ocupada por mais de 20 mil albaneses. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

A publicação, que teve mais de 80 mil curtidas e quase 17 mil compartilhamentos, ganhou outras versões na web. Em algumas versões diziam ser sírios deixando o país. Em outras, atribuíam a imagem a europeus. Mas ambas as histórias por trás da foto são falsas.

Resumindo: essa história de que a foto mostra europeus fugindo para a África durante a Segunda Guerra Mundial é #boato. Tudo não passa de mais um desses hoax de internet.