Não use telefone celular (telemóveis) na cozinha #boato

Boato – Uso do celular na cozinha foi responsável por causar um incêndio com gás. Segundo a mensagem, o acidente resultou em queimaduras graves.

O celular tem ganho cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e esse cenário pode ser observado na nossa rotina. Já parou para notar quantas pessoas você avista com o celular na mão durante o dia? Muitas, não é mesmo?

Não use celular (telemóveis) na cozinha, diz boato
Não use celular (telemóveis) na cozinha, diz boato

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Esse uso excessivo contribuiu para que o aparelho se tornasse alvo de várias histórias na internet. Uma mensagem que circula online relata as precauções que o usuário deve ter quando o assunto é celular e gás. Segundo a mensagem, o aparelho ao ser utilizado na cozinha causou um grave acidente. Confira o relato abaixo:

NÃO USE TELEMÓVEIS NA COZINHA

Não use por favor na cozinha telemóveis para fazer ou receber chamadas. O meu nome é Dr Ademola. A apenas três dias atrás o meu marido que também é médico, partilhou comigo um triste acidente que resultou em queimaduras graves de 6 pessoas que foram trazidas para o departamento de emergências médicas.

As queimaduras resultaram do incêndio causado pelo telemóvel, quando um deles tentou fazer uma chamada na cozinha com o fogão a gás ligado. O mesmo pode acontecer com forno de microondas ou no momento da indução do fogo.

Algumas pessoas cozinham com o telemóvel colado a orelha. Por favor parem de fazer ou receber chamadas na cozinha porque é tão perigoso, como fazer ou receber chamadas em uma bomba de gasolina.

Não deixe de partilhar com os seus familiares e amigos esta informação e se tiver necessidade de atender a uma chamada, então afaste-se do fogão uns 3-4 metros . Lembre-se que sua segurança é também a segurança da sua família…

Não use telefone celular (telemóveis) na cozinha?

O texto descrito acima, de acordo com nossas pesquisas, surgiu na Nigéria em língua inglesa e foi se espalhando. Como é possível perceber, o texto está em português de Portugal. Isso mostra que ele circulou por lá antes de chegar ao Brasil. Mas será mesmo que utilizar o aparelho na cozinha pode contribuir para um incêndio? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Para começar, não achamos o tal Dr.Ademola citado no relato acima e nem notícias semelhantes com o relato descrito acima. Vamos raciocinar: se o uso de telefones celulares fossem um grande perigo, já teríamos alguns casos para exemplificar o problema. E não é isso que acontece.

Além disso, o texto é vago nas informações. Ele de “seis pessoas” que sofreram queimaduras graves, mas não cita o nome e sobrenome dos envolvidos e local do acidente. Informações vagas são uma das características mais clássicas de boatos na internet.

Essa não é a única característica de boato que o texto tem. Ele também tem um tom alarmista e aquele velho pedido de compartilhamento.

Um outro detalhe: já desmentimos dois textos que parecem ter se fundido para dar origem a esse. Em 2014, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que usar celular em postos de gasolina causava explosões. Em 2016, o Boatos.org fez um desmentido referente a um texto que dizia que uma mulher morreu queimada após aplicar inseticida próximo ao fogão.

Concluindo: esse é apenas mais um boato de internet. Não há notícias semelhantes com a situação do relato e as características são similares aos textos boateiros e ele parece ser uma “fusão” de dois boatos que circularam online.

PS.: Esse artigo é uma sugestão de Delamar Santos e diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331- 6821.

3 comentários em “Não use telefone celular (telemóveis) na cozinha #boato

  • 15/07/2017 em 20:06
    Permalink

    Quanto ao uso de inseticida perto de fogão aceso é queimadura na certa! O jato do spray atrairá imediatamente a chama. Portanto, mais cuidado com a pressa em ficar desmentido tudo que aparece…

    Resposta
  • 15/07/2017 em 20:02
    Permalink

    O perigo do uso de celular em posto de gasolina é real, tanto que é proibido por lei.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)