Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra mulher sendo morta pela milícia de Maduro na Venezuela. Ela foi assassinada por não participar das manifestações a favor de Maduro e reclamar da fome e miséria no país.

Recentemente, o Boatos.org fez uma lista de sete boatos que só serviram para divulgar vídeos bizarros na internet. Infelizmente, hoje teremos que falar novamente de uma história que está ajudando uma filmagem brutal de um assassinato de uma mulher (que, obviamente, não vamos publicar aqui) a se espalhar no Facebook e WhatsApp.

De acordo com a mensagem, uma mulher foi assassinada na Venezuela por não estar participando de manifestações a favor do presidente Nicolás Maduro e por reclamar da fome no país. O texto aponta que foi a milícia do ditador que cometeu o crime. Mais do que isso, disse que o PT e os esquerdistas vão implantar o regime aqui. Leia a mensagem que circula online:

Essa mulher vai ser covardemente assassinada pela milicia do Ditador Maduro na Venezuela comunista apoiada por Lula e todos os partidos de esquerda como PT, PSOL, PCdoB e cia Ltda.

Motivo: ela não vinha participando das manifestações em Favor do ditador Maduro e reclamava muito do regime de fome e miséria na Venezuela. Nós brasileiros temos que lutar contra o PT e contra todos os comunistas porque o PT quer implantar esse regime venezuelano no Brasil. Não vote em petistas nem em qualquer esquerdista. Pense nisso!

Vídeo mostra mulher sendo assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela?

Infelizmente, a história está fazendo o vídeo viralizar na internet. Mas será mesmo que a história que aponta que essa mulher foi morta por discordar de Nicolás Maduro é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao nos deparar com a mensagem, já ficamos desconfiados. Afinal, ela tem as principais características de um boato online: vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis (só faltou o pedido de compartilhamento). Mesmo com tão poucas informações, fomos atrás da história real do vídeo. E chegamos ao nome de Rosa del Carmen Castillo, moradora da cidade de Simón Bolívar (estado de Zulia, Venezuela).

Sim, é fato que o assassinato de Castillo aconteceu na Venezuela. Porém, o caso ocorrido no dia 13 de abril (que ganhou repercussão por causa da viralização do vídeo na internet) não tem ligação (pelo menos direta) com Maduro.

De acordo com notícias da mídia local, Castillo havia denunciado um roubo à sua residência. Quando a polícia foi atrás dos bandidos, um membro acabou morto. Ou seja, o assassinato da mulher foi uma vingança pela morte do assaltante. No dia 16 de abril, a polícia de Zulia anunciou que cinco suspeitos foram presos. Um dos suspeitos continua foragido.

Deu para perceber? A mídia venezuelana aponta que a morte de Castillo não tem relação com “milícias de Maduro”. Antes que você pense que isso é coisa “da mídia comprada”, saiba que até veículos de oposição ao presidente do país publicaram a informação. O blog “Maduradas” (crítico a Maduro) destacou que um dos assassinos é um fugitivo de uma delegacia no ano de 2016.

Resumindo: o vídeo do assassinato de Rosa del Carmen Castillo é, infelizmente, real e o caso aconteceu na Venezuela. Porém, a história não tem nada a ver com “milícias de Maduro” ou mesmo com um assassinato por motivos políticos. Não compartilhe a história e, por favor, não compartilhe o vídeo.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Mulher é assassinada pela milícia de Maduro na Venezuela, mostra vídeo #boato

  • 18/04/2018 em 18:34
    Permalink

    Para acreditar em notícia, divulgada por um regime totalitário e genocida como o da Venezuela, é preciso ser muito idiota. Se a notícia é falsa ou verdadeira, realmente é difícil o povão ficar sabendo. Da mesma forma, é imbecilidade acreditar nesse blogzinho, o qual é defensor ferrenho do PT, Partido dos Traficantes.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 14:18
    Permalink

    Não deixa de ser verdade o aumento da criminalidade na Venezuela. Tenho amigos lá que dizem que não da para sair nem na esquina com uma roupa diferente que é certeza de ser roubado.

    Resposta
  • 18/04/2018 em 12:30
    Permalink

    Se alguem já leu o livro “Capital “de Karl Marx deve saber que o Socialismo não deu errado, deu certo sim! Pois isso que vemos na Venezuela é exatamente o que lemos no livro! Só que no livro é um pouco floreado! A miséria que achamos que vemos é na realidade o que Marx descreve como o ideal. A miséria é apenas o necessário para sobreviver! Isso é o que prega o livro principal desta ideologia maldita!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)