Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > México construiu muro na fronteira com a Guatemala #boato

México construiu muro na fronteira com a Guatemala #boato

Boato – Assim como Trump quer construir muro na fronteira EUA-México, México já construiu muro na fronteira com a Guatemala.

Desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos, Donald Trump já brigou com jornalistas, adotou medidas protecionistas e começou a executar uma de suas principais promessas de campanha: a construção de um muro na fronteira dos EUA-México.

México construiu um muro na fronteira do país com a Guatemala, diz boato
México construiu um muro na fronteira do país com a Guatemala, diz boato

O “muro da discórdia” tem sido alvo de muito debate na internet. Em meio a tudo isso, fotos têm sido muitos compartilhadas pelas pessoas mais simpáticas a Trump: elas mostram o que seria o muro da fronteira do México com a Guatemala. Leia textos que circulam junto com as imagens e falam sobre o assunto:

Esse é o muro construido pelo Mexico na fronteira com a pobre Guatemala.

Presidente mexicano manda recado a Trump: “O México não acredita em muros”. Então por que o México construiu um muro na fronteira com a Guatemala?

México construiu muro na fronteira com a Guatemala?

As imagens do suposto muro se espalharam junto com um texto que aponta que o governo mexicano também tem um plano de construir um muro na fronteira da Guatemala. Mas será mesmo que essa história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Para começar, vamos falar do tal artigo. Quando se fala em “México quer construir muro”, o artigo (publicado em um blog de direita) se refere a apenas uma parte da população.

Neste quesito, ele falha por tomar o todo com uma parte. Afinal, não é porque parte da população quer que a maioria quer. Seria a mesma coisa falarmos que todos no Sul querem se separar do Brasil porque uma parte da população quer. Para além disso, debates na esfera política não foram feitos em relação a esse muro. Sequer há previsão de construção dele.

Aí você me fala: “porque estão planejando se as fotos provam que já foi construído”. Pois é aí que chegamos ao segundo erro. As fotos que circulam online não têm nada a ver com fronteira com a Guatemala. Uma das imagens é da fronteira dos EUA com o México na altura do Arizona e foi publicada aqui.

Outra imagem que seria da fronteira “com a Guatemala” é de um muro que divide San Diego de Tijuana. A imagem é muito utiliza como ilustração em matérias sobre o assunto. Uma delas é essa da Al-Jazeera.

Resumindo: a história que aponta que o México construiu um muro na fronteira da Guatemala é falsa. Sobre a “vontade” do país de “imitar” Trump, tudo não passa de um desejo de uma parcela (que também não gosta de imigração) da população.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Alessando Cyrino, Nicolai Iliev, Toninho Espechit e de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tem ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.