Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Metrô de Estocolmo tem catraca livre para quem não tem dinheiro #boato

Metrô de Estocolmo tem catraca livre para quem não tem dinheiro #boato

Boato – Estação de Metrô de Estocolmo, Suécia, tem passagem livre para pessoas que não têm dinheiro. Porém, ninguém a utiliza.

Síndrome de vira-latas. Volta e meia, nós, brasileiros, temos o sentimento que tudo que vem do exterior é melhor. Infelizmente, estamos certos em algumas oportunidades. Porém, há casos que fantasiamos um mundo tão belo lá fora que distorcemos a realidade. E é esta a história de hoje.

Metrô de Estocolmo tem catraca livre, diz boato
Metrô de Estocolmo tem catraca livre, diz boato

Circula na internet um relato de um escritor formado pela USP e mestre em literatura da UFG (Universidade Federal de Goiás). Ele conta que certa vez esteve no Metrô de Estocolmo, Suécia, e teve um relato interessante. Leia a mensagem, que circula pelo Facebook e WhatsApp:

Há alguns anos, entrei numa estação de metrô em Estocolmo, a tão civilizada capital da tão primeiro-mundista Suécia, e notei que havia entre muitas catracas comuns uma de passagem livre. Questionei a vendedora de bilhetes o porquê daquela catraca permanentemente liberada, sem nenhum segurança por perto, e ela me explicou que era destinada às pessoas que por qualquer motivo não tivessem dinheiro para a passagem. Minha mente incrédula e cheia de jeitinhos brasileiros não conteve a pergunta óbvia (para nós!): e se a pessoa tiver dinheiro mas simplesmente quiser burlar a lei?

Aqueles olhos suecos e azuis se espremeram num sorriso de pureza constrangedora – Mas por que ela faria isso?, me perguntou. Não lhe respondi. Comprei o bilhete, passei pela catraca e atrás de mim uma multidão que também havia pago por seus bilhetes. A catraca livre continuava vazia, tão vazia quanto minha alma brasileira – e envergonhada. Quem faz um país é o povo!!!!!!

Catraca livre em Estocolmo? Vamos aos fatos

A história realmente é bonita, digna de um escritor. Mas será mesmo que há uma catraca livre no Metrô de Estocolmo? Tudo indica que não. Na primeira pesquisa a respeito do assunto, procuramos informações oficiais a respeito da tal catraca livre. Nada encontramos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Decidimos, então, entrar em contato com a empresa que administra o Metrô de Estocolmo. Por meio do Facebook questionamos a SL sobre a história e sobre a tal catraca livre. Leia a conversa:

Boatos.org – Oi. Meu nome é Edgard Matsuki e eu sou jornalista de Boatos.org (um site sobre hoaxes na Internet). Gostaria de saber se é verdade esta informação: Há uma fileira para pessoas que não têm dinheiro para obter passe livre no Metro de Estocolmo? Eu procurei sobre isso, mas eu não encontrei nada. Este é o post sobre isso (em português brasileiro). Poderia explicar-me se é verdade?

SL – Olá Edgard. Todo mundo que viaja com SL deve ter um bilhete. E se ele não tiver, pode receber uma multa. Karin, SL

Boatos.org – Oi Karin. Muito obrigado. Então, a história acima é provavelmente uma fraude internet?

SL – Oi novamente Edgard, sim, como a minha colega escreveu a você, todos devem ter um bilhete válido. Nós não temos quaisquer exceções. Deste modo as regras são as mesmas para todos. Robin, SL

Resposta Metrô Estocolmo
Resposta Metrô Estocolmo

Bem, temos uma contradição aí. Então como que existe a catraca livre no Metrô de Estocolmo se a empresa não sabe disso. Por isso, chegamos a algumas hipóteses após a rápida resposta do Metrô da capital sueca (isso sim merece aplausos, aliás).

  1. – A loira contou uma lorota para o brasileiro que estava lá.
  2. – A história foi inventada.

Seja uma hipótese ou outra, a história da catraca livre no Metrô de Estocolmo é falsa. Todos têm que pagar passagens, sem exceção. Neste quesito, Brasil e Suécia estão empatados.

PS: Esse artigo foi uma sugestão do leitor Alessandro Cyrino. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.