Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Menina síria fecha olhos de boneca para ela não ver guerra, mostra foto #boato

Menina síria fecha olhos de boneca para ela não ver guerra, mostra foto #boato

Boato – Na Síria, uma menina tampou os olhos de sua boneca para que ela não visse a monstruosidade da guerra. Foto que merecia prêmio registra o momento.

Não sei se vocês notaram, mas há mais ou menos uma semana, os conflitos na Síria têm ganhado destaque na internet. Em meio a esse movimento de milhares de posts (muitos como se fossem orquestrados por robôs), muita desinformação está aparecendo na web. E um dos tipos de materiais que mais tem dado margem para boatos são fotos de crianças.

Há poucos dias, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que um menino foi fotografado dormindo entre o túmulo dos seus pais “mortos na guerra”. Hoje, vamos falar de mais duas fotos (a outra é essa) que foram retiradas de contexto. A primeira delas (que será apresentada aqui) mostra uma criança relativamente suja, com um olhar distante e com as mãos sobre os olhos de sua boneca (essa muito suja).

A foto está sendo atribuída a uma “menina síria” que estaria com medo dos conflitos. Confira texto que circula online (no Facebook e WhatsApp): “Não sei se existe um prémio fotográfico à altura desta fotografia. É a foto de uma menina Síria que fecha os olhos da sua boneca para não ver a monstruosidade de uma guerra de extermínio. #COMPARTILHEM e orem pelo povo da Síria!”.

Foto mostrou menina síria fechando olhos de sua boneca para ela não ver guerra?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A imagem, assim como tantas outras relacionadas ao conflito no país do Oriente Médio, ganhou muito destaque em redes sociais. Mas será mesmo que a imagem mostra uma criança tentando esconder os horrores da guerra de sua boneca? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Ao olhar o texto, desconfiamos de que poderia ser uma notícia falsa. Esse tipo de texto vago, alarmista e com pedido de compartilhamento (só faltou o erro de português) é típico de histórias falsas. E tudo se resolveu graças a um leitor do Boatos.org no WhatsApp (infelizmente, não temos o seu nome. Mas se você se identificar, colocamos o crédito aqui). Atualizado em 12/03: o leitor em questão é Rafael Mathias Antonioli.

Rafael enviou não só a sugestão de boato como também o link de um site belga de fact-checking, o Hoax-Net. A página publicou um texto dizendo que a foto não é recente, não é da guerra e não é da Síria.

A imagem foi feita em 2007 pelo fotógrafo turco Fatih Özenbaş e é de uma menina chamada Zeliha, que morava no vilarejo de Danaçalı, em Bursa, na Turquia. A imagem foi postada no Facebook de Fatih em 2014. Em 2016, ele fez outra foto de Zeliha. Oito anos e meio depois da primeira imagem, Zeliha parecia uma criança com uma vida tranquila.

Para encerrar, vou usar as palavras do nosso leitor Rafael (com adaptações): devem existir inúmeras crianças aterrorizadas com a violência na Síria (assim como em outros lugares). Mas a verdade é que essa foto em questão foi tirada na Turquia e muito antes dos conflitos na Síria. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.