Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Leão Negro: imagem circula na internet #boato

Leão Negro: imagem circula na internet #boato

Boato – Incrível leão negro foi encontrado em seu habitat e fotografado.

Um dos animais mais bonitos e fascinantes da natureza é o leão. Então quando a notícia fala de um leão exótico, vira sucesso. É o caso do incrível leão negro. Muitas pessoas ainda compartilham nas redes sociais as fotos deste felino que é a coisa mais linda de se ver.

Ao todo, são duas imagens lindas que mostram o leão com a pelagem toda preta em seu habitat. Segundo as informações, essa mutação acontece quando o felino nasce com uma condição oposta ao albinismo: o melanismo. Nas redes sociais, a imagem do leão negro circulou sem nenhuma mensagem. Veja as fotos:

Mas será que o leão negro realmente existe? A resposta é não. As imagens são criação no Photoshop de um artista chamado Pavol Dovorský, mais conhecido como “Paulie SVK”.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A primeira foto foi postada em março de 2012. Já a segunda montagem foi postada em junho de 2012 já vem com a assinatura de Paulie, talvez porque a primeira levou muitos a acreditarem na existência do animal.

Se você ainda não acredita que é uma montagem,  veja que a versão original da imagem veio do site Cute Home Pets e mostra que o leão é branco (esses sim, existem). Na segunda foto, o original é deste site.

O zoólogo Karl Shuker, explica no seu blog que se esses leões fossem pretos seriam espécies melânicas, como as panteras negras e iriam caracterizar outra espécie de felino. Além do gato doméstico, variantes melânicas só ocorrem no leopardo, na onça-pintadajaguarundi.

Mas, calma! Nem tudo está perdido pra você que se apaixonou por essa criatura. De fato, encontrar um leão totalmente negro é impossível, mas essa mutação ocorre em felinos sim, claro que não no grau apresentado nas fotos, mas acontece! Na Etiópia, um grupo de naturalistas observou que os leões do zoológico de Adis Abeba apresentam algumas peculiaridades.

Esses bichanos apresentam uma grande acumulação de melanina. É como aquela pinta gigante da sua tia que dá nojo só de olhar. Você pode ler a matéria completa sobre os verdadeiros leões negros no Jornal Ciência.

Resumindo, a história do leão complementação negro é falsa. Todos os registros da existência desse animal remetem a pessoas que os viram de muito longe ou durante a noite (convenhamos que tudo à noite é preto). Mas, existe um pequeno grupo de leões que apresentam , pelo menos, uma juba negra. Quem sabe, um dia tenhamos a sorte de encontrar uma dessas raridades.