Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Informação errada: Snowden pede asilo no Brasil em troca de informações

Informação errada: Snowden pede asilo no Brasil em troca de informações

Novo boato sobre Snowden circula na internet
Novo boato sobre Snowden circula na internet

Boato – O ex-agente da NSA, Edward Snowden, teria escrito uma carta em que pedia asilo político no Brasil em troca de informações confidenciais sobre como os Estados Unidos espionavam outros países.

Em jornalismo, barriga é uma expressão dada a uma informação incorreta ou imprecisa que acaba, por algum motivo, sendo publicada. No dia 17 de dezembro, uma “barriga” do jornal Folha de S. Paulo acabou dando origem a um boato que foi reproduzido por toda a mídia e, claro, por blogs e em redes sociais.

Uma reportagem do jornal apontava que Edward Snowden, que denunciou todo o esquema de espionagem do governo americana (e que atingiu inclusive o Brasil), teria escrito uma carta no qual pedia asilo político no Brasil em troca de informações confidenciais sobre como os Estados Unidos espionavam outros países.

A carta, que foi publicada no site do jornal, fala dos problemas que os brasileiros têm em relação à espionagem americana. Porém, em momento algum a carta cita a hipótese de pedido de asilo por parte do americano.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

David Miranda (companheiro do jornalista Gleen Greenwald, ligado a Snowden) já havia criado, no dia 21 de novembro, uma campanha na internet pedindo o asilo para o americano no site de petições Avaaz. Em cinco dias, a campanha tinha 60 mil assinaturas.

Após a Folha “juntar” a carta de Snowden e a petição de Miranda para criar a informação de que Snowden pediu asilo político no Brasil, muitos outros veículos de comunicação começaram a dar a informação. Esta matéria do G1 replica a informação dada pela Folha.

No meio político, também houve reação. Alguns senadores pediram asilo ao americano. E, com tanto burburinho, ao fim do mesmo dia o Ministério das Relações Exteriores desmentiu a informação de que Snowden teria pedido asilo no Brasil. No entendimento do Itamaraty, a carta não tem nada a ver com pedido de asilo político.

No dia seguinte ao ocorrido, o próprio David Miranda tratou de desmentir a informação sobre o asilo político “pedido por Snowden”. Ele reiterou nesta matéria da BBC que a interpretação do pedido de asilo está equivocada e em momento algum foi sugerida por Snowden.

Resumindo, um grande mal entendido (e mal interpretado) fez surgir o boato de que Snowden pediu asilo no Brasil. Até o momento, esta informação não procede. Agora, pode ser que até Edward Snowden possa pedir asilo no Brasil, visto que receptividade da ideia não foi ruim.