Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Hoax: americano afirma ter matado pé-grande e posta foto de criatura

Hoax: americano afirma ter matado pé-grande e posta foto de criatura

Boato – O americano Rick Dyer divulgou uma foto na qual uma criatura aparece morta. De acordo com o caçador, trata-se de um pé-grande que ele teria caçado em 2012.

O pé-grande é um ser mitológico que, de acordo com a lenda, habita florestas dos Estados Unidos e do Canadá. Porém, nunca foram encontradas provas da existência do animal. Isso até o americano Rick Dyer divulgar uma foto da criatura e virar notícia em diversos sites do mundo.

De acordo com Rick Dyer, a criatura foi caçada em setembro de 2012. Porém, a divulgação da imagem só se deu em 2013. E em janeiro de 2014, o assunto estourou na internet. No Brasil, até o G1 (site da Globo) deu uma nota (muito esguia, por sinal) a respeito do assunto.

De acordo com o texto, Rick Dyer apontou que qualquer teste pode ser feito no corpo da criatura. De DNA até escaneamento ótico ou corporal. Além disso, o caçador está planejando levar o corpo do animal por todo os Estados Unidos para uma exposição. Para, é claro.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Além da matéria do G1, a história do caçador também apareceu no site Assombrado.com.br. Além das informações da outra matéria, o texto cita dois fatores importantes que nos ajudam a esclarecer a história: Rick Dyer é um dos nomes mais odiados na ciência e ele já mentiu uma vez sobre a existência de um pé-grande.

Isso aconteceu em 2008, quando ele afirmou ter encontrado o animal, mas foi desmascarado. Quando um teste de DNA foi feito, peritos descobriram que se tratava de uma fantasia de gorila. À época, Rick Dyer caiu em descrédito. 

O site Snopes (que desmistifica boatos da internet) também analisou o caso do pé-grande de Rick Dyer. O site apontou alguns fatores importantes que nos ajudam a acreditar que a história não passa de uma balela.

Além do próprio histórico do homem (que já mentiu sobre o pé grande), as únicas provas que ele tem do animal são uma foto e um vídeo em péssima resolução (e que pode ser visto logo abaixo). Sinceramente, ambos não dizem nada. Ele citou o teste de DNA, mas não tem nenhuma comprovação científica.

O Snopes cita que, na ciência, a lógica é comprovar cientificamente os estudos em papers científicos e não em canais do Youtube, redes sociais e sites pessoais. Ao que tudo indica, a história do pé-grande não passa de uma iniciativa de um aproveitador que busca ganhar um pouco de dinheiro de incautos.