Hitler (ou Stalin) e a história da galinha depenada #boato

Boato – Em uma de suas reuniões, Hitler (em algumas versões Stalin) depenou uma galinha para mostrar como se governa os estúpidos.

Que a internet é campo fértil para histórias de inspiração (ou, no caso da de hoje, de terror), muita gente já sabe. O que nem todos sabem é que boa parte destas histórias que circulam na web são falsas. Mais do que isso: algumas delas eram falsas antes mesmo de existir internet, computador, smartphones etc.

A história de hoje tem duas versões. Em uma (a que mais está circulando no Brasil no momento), Adolf Hitler é o protagonista. Em outra (que chegou a circular por aqui, mas é mais popular em inglês), o personagem principal é Josef Stalin. Esta é única diferença entre as histórias. O resto do enredo é igual.

De acordo com o texto, Hitler (ou Stalin) estava em uma de suas reuniões quando pediu que lhe trouxessem uma galinha. Em seguida, ele começou a depená-la. Depois que terminou de tirar todas as penas do animal, ele a soltou e ofereceu farelos. A galinha, mesmo sangrando, foi atrás dele. Sabe o que significa isso?

Sei que você pensou em dizer “NADA”. Porém, a história tem uma “moral”. De acordo com o texto, Hitler (ou Stalin) disse o seguinte: “Assim, facilmente, se governa os estúpidos. Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei? Tirei-lhe tudo…, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos”.

Por fim, o texto faz uma relação com o Brasil. De acordo com a mensagem, é assim que a pessoas fazem com os políticos por aqui: os seguem só pelas migalhas que recebem no dia a dia. Leia o texto que circula online:

Print da notícia falsa que fala que Hitler depenou um galinha, diz boato
Print da notícia falsa que fala que Hitler depenou um galinha, diz boato

Hitler (ou Stalin) depenou uma galinha para mostrar como o povo se comporta?

A tal história, apesar da filosofia de boteco, viralizou tanto na versão Hitler como na versão Stalin. Mas será mesmo que a história da galinha depenada e o povo é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto foi buscar um registro histórico da tal ocasião. Na biografia de Hitler, achamos diversas informações, mas nenhuma dava conta da tal história com a galinha depenada, o povo etc. Ou seja, não há sequer uma fonte histórica séria que mostre que o “conto” aconteceu.

Tentamos achar alguma fonte histórica que relacionasse Stalin e a tal galinha depenada. Desta vez, encontramos. Tudo começou com um depoimento de um novelista do Quirguistão para a revista Newsweek. Na entrevista, ele fala “isto foi contado” (it was narrated) ao citar a história.

A partir daí, o “isso foi contado” passou a ser “também contado” por Ravi Zacharias no livro Can Man Live Without God (pode o homem viver sem Deus?). No livro (é possível ver na página 25-26, em inglês), o autor usa a história (sem confirmar se, de fato, aconteceu) com algumas modificações. É exatamente desta forma que está o texto que circula online.

O ano da entrevista da Newsweek foi 1987. Já o livro de Zacharias foi 1994. Quase 30 anos depois, a “internet” continua reproduzindo a história sem ter certeza se, de fato, aconteceu com Stalin e fazendo algumas “adaptações” (como na versão Hitler). Não se espante se, futuramente, algum político brasileiro aparecer como personagem da “fábula da galinha depenada”.

Resumindo: a chance de Hitler ter depenado uma galinha e contado a tal história para seus comandados é zero. É boato mesmo. Sobre a versão Stalin da história, trata-se de um depoimento de quem “ouviu falar” e nunca comprovou (e nem a mídia pensou em checar na época). Nenhum livro de história ou biografia séria de Stalin falou sobre isso. Logo, tende a ser mais um boato que circula online, mas vamos dar o benefício da dúvida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

8 comentários em “Hitler (ou Stalin) e a história da galinha depenada #boato

  • 13/04/2018 em 12:34
    Permalink

    O triste é atribuir a quem não Fez ou não disse. Se fosse algo mais grave, quem quer que seja, não gostaria de ter tal boato em sua conta. A mensagem que a estória passa, tem seu valor, e diz muito do momento atual do Brasil.

    Resposta
  • 08/04/2018 em 15:24
    Permalink

    Perdoe-me, mas tem gente que acredita mesmo que isso era mais do que uma história com fundo moral? Porque senão não justifica uma página toda para falar o que qq pessoa com um pouco de inteligencia já sabia!

    Resposta
  • 07/04/2018 em 17:14
    Permalink

    É um boato é verdade, mas cai como uma luva na atual situação do Brasil.

    Resposta
  • 06/04/2018 em 17:59
    Permalink

    não importa quem escreveu, mas é uma realidade.

    Resposta
  • 30/01/2018 em 18:20
    Permalink

    Independente de fato ou boato, isso serve pra alertar as pessoas que estão se passando por idiotas aceitando tanta corrupção no país.
    É ate burrice acreditar cegamente que isso pode mesmo ter acontecido, sem dúvidas isso é apenas uma analogia!

    Resposta
    • 08/04/2018 em 15:26
      Permalink

      Exatamente, Gustavo. Gostei de sua resposta!

      Resposta
  • 24/11/2017 em 19:54
    Permalink

    Gostei. O povo gosta muita de replicar esses boatos sem mesmo ir atrás dos fatos. Assim ficam espantados pela fábula, simplesmente, por conter um nome de alguém famoso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)