Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Criador do jogo Baleia Azul diz que odeia os brasileiros em carta #boato

Criador do jogo Baleia Azul diz que odeia os brasileiros em carta #boato

Boato – Diário encontrado na prisão revela que russo que é o criador do jogo Baleia Azul odeia os brasileiros. 

Poucos desafios mobilizaram e causaram tanto medo e preocupação em pais e adolescentes como o desafio da Baleia Azul. Depois de algumas semanas sem boatos envolvendo o jogo, uma nova história sobre o desafio Baleia Azul surge para enfurecer os brasileiros.

O texto, que foi publicado por um blog e circula em redes sociais, indica que um diário foi encontrado na cela do criador do jogo Baleia Azul. Entre os manuscritos, existiria uma manifesto contra o Brasil. No diário, o criador afirmava que odiava o país. Confira um trecho do texto:

EU ODEIO BRASILEIROS, REVELA CRIADOR DO BALEIA AZUL – DIÁRIO ESCRITO NA PRISÃO TEM PALAVRAS ASSUSTADORAS – VEJA!

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Diversas provas foram apresentadas durante sessão do ultimo depoimento de Philipp a policia Russa, entre elas uma caderneta de anotações, como um diário apreendido na prisão, onde o jovem diz odiar Brasileiros, interrogado se tem ligação com o Brasil, o jovem diz que ja teria vindo ao país, possivelmente com passaporte falso segundo destaca o consulado Russo.

O pior do Brasil é o povo brasileiro. O povo não merece o país em que vive e que recebeu de mãos beijadas. Sim, o povo brasileiro é mau e vai te mostrar isso na primeira oportunidade que tiver de te passar a perna, de matar um turista, de trair um amigo, a esposa, o parceiro de negócios o aliado político, o irmão. Não tem pudor, vergonha, honra, medo, arrependimento. Eles não aceitamos crítica, também não tem autocrítica, e para eles justo é aquilo que os faz bem, que fazem ter vantagem em tudo.

Criador do jogo Baleia Azul disse que odeia os brasileiros em carta?

A história causou revolta entre os brasileiros, mas será que o diário e o texto são mesmo reais? A verdade é que a relação entre o criador do jogo Baleia Azul e o texto de ódio não existe. Vamos explicar.

Aqui no Boatos.org, essa história do “criador do Baleia Azul” já foi desmentida. De fato, russo Philip Budeikin foi preso em 2016, mas nenhuma autoridade confirmou que ele fosse o verdadeiro criador do jogo. O que se sabe é que Philip era o curador de um dos inúmeros grupos ligados ao desafio da Baleia Azul. A história de criador ficou por conta de exagero da mídia.

Em relação ao texto de ódio, ele realmente existe, mas não possui nenhuma ligação com Philip Budeikin. O texto crônica foi originalmente publicado no site Recanto das Letras, em 2011. Leia.

Com a ajuda de ex-alunos do curso de Russo do Centro de Línguas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), também descobrimos que a foto do tal diário, na verdade, não tem nada de diário. A página fotografada contém um poema, que, além de não citar o nome Brasil, possui traços de manifestos anti-soviéticos. O poema original, inclusive, pode ser lido aqui.

Além dos diversos erros de português no texto da notícia, também não encontramos nenhum veículo de comunicação confiável que tenha veiculado a mesma informação. Ou seja, nada passou de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Carmen Padilha André, Aty Sales  e diversos leitores pelo WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.