Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Cubanos ficam de costas para Fidel em cortejo para protestar #boato

Cubanos ficam de costas para Fidel em cortejo para protestar #boato

Boato – Cubanos ficam de costas durante o funeral de Fidel. Segundo informações, o protesto foi organizado pela oposição. 

Depois do luto com a morte do ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, agora é a hora do líder cubano experimentar o desprezo da população. Pelo menos é o que indica uma imagem que viralizou na internet.

Em protesto, cubanos ficam de costas para Fidel em cortejo fúnebre, diz boato
Em protesto, cubanos ficam de costas para Fidel em cortejo fúnebre, diz boato

O protesto surpreendeu muitos internautas. Ao que tudo indica, a imagem mostra uma manifestação de cubanos que viraram as costas para Fidel Castro durante seu cortejo fúnebre. Confira o texto na íntegra:

Cubanos viram as costas durante funeral de Fidel

Uma imagem que repercutiu nas redes sociais e que tem sido ignorada pela grande imprensa nacional, mostra um protesto de cubanos que viraram as costas durante a passagem das urnas com as cinzas de Fidel Castro.

A imagem foi registrada no último sábado (03), em Santiago de Cuba, na chegada do féretro que levava a urna com as cinzas do ditador. De acordo com o El País, o protesto foi organizado pela oposição. “Todos os funerais de tiranos são muito parecidos, é só olhar um pouco a história”, escreveu o ativista José Daniel Ferrer, da Unión Nacional Patriótica de Cuba. “A imprensa oficial diz que há pouca gente na rua porque as pessoas estão reclusas em sua dor. A verdade é que existe medo, muito medo”, disse por sua vez a jornalista crítica Yoani Sánchez, diretora do jornal digital 14 y medio.

Pessoas ficam de costas para Fidel em cortejo fúnebre para protestar?

Apesar de ter sido compartilhada como uma imagem de protesto, a manifestação cubana, na verdade, não aconteceu. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Primeiro, as “mentes brilhantes” da internet saíram falando que se tratava de um protesto. Mas, ao observarmos a imagem, percebemos que as pessoas de costas estão olhando para o cortejo. Logo que protesto é esse que a pessoa se vira e olha para o carro?

Para você ter uma ideia de como seria a posição em um protesto, veja esta imagem onde a platéia vira as costas em sinal de protesto para a prefeita Tânia Brito, em Jequié, na Bahia. Essa posição, sim, caracteriza um protesto.

E outra, apenas olhando a imagem não seria possível criar uma teoria tão completa como apresenta o texto. Além disso, só quem estava presente lá poderia confirmar o fato. E pelo o que vimos, não há registro de nenhum relato do tal protesto em veículos de mídia.

Masse não protestavam, o que faziam as pessoas que estavam de costas? Simples, elas observavam o público. Esse ângulo mais aberto da imagens mostra várias pessoas atrás das pessoas de costas. Para sacramentar: a terceira foto desse slideshow mostra civis cuidando da segurança do evento.

Ou seja, ninguém ficou de costas para Fidel em cortejo fúnebre para protestar. Tudo não passa de mais um desses boatos sobre famosos mortos que circulam todos os dias na internet.

Ps.: Essa é uma sugestão dos leitores Marcos Zuanazzi, Sirley Menezes, Edson Collet, Roberto Salles, Renata Reis, Karolina Bergamo, Juarez Ferreira, Ernesto Caue, Andre Cassel, Vilson e mais diversos leitores por WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone 6199331-6821.