Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Água da chuva forma tsunami que destrói cidade no Japão, mostra vídeo #boato

Água da chuva forma tsunami que destrói cidade no Japão, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo assustador mostra momento em que tsunami causado pela água da chuva atinge cidade no Japão e destrói tudo.

Tsunamis são raros, mas têm grande poder de destruição.  Eles geralmente são causados pela movimentação das placas tectônicas, o que torna muito difícil uma previsão exata antecipada. Obviamente,  isso causa pavor em muita gente.

Por conta disso, diversas cidades costeiras possuem sirenes, que são responsáveis por avisar os moradores sobre a formação de ondas gigantes no mar. Mas segundo publicações que estão circulando nas redes sociais, sirenes não funcionariam para o que ocorreu no Japão nos últimos dias.

Segundo publicações que circulam na web, um tsunami causado pela água da chuva teria atingido o Japão. O vídeo assustador que acompanha a postagem mostra o tsunami destruindo tudo o que encontra pela frente. Nas imagens, é possível ouvir os moradores assustados. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “VOCÊ NUNCA ACREDITOU NA ESTÓRIA DO DILÚVIO E DA BARCA DE NOÉ? ENTÃO, ASSISTA ESSE VÍDEO. Parece um tsunami, mas é água da chuva torrencial que caiu no último final de semana no Japão. É a água que desce das montanhas em direção ao mar. Observe a evolução do desespero na voz das pessoas que estavam assistindo à cena”.

Versão 2: “A chuva torrencial no Japão provocou um mar de água se movimentando e levando tudo o que havia pela frente. Impressionante e dantesca cena!!”.

Água da chuva forma tsunami que destrói cidade no Japão?

Sabemos que a Ásia está enfrentando um período de fortes chuvas, causadas pelas monções asiáticas (quando os ventos mudam de direção e podem causar chuvas, tufões e outros fenômenos). Mas será que essas chuvas seriam capazes de criar um tsunami no Japão? Bom, a resposta é não e essa história não passa de boato.

Como citado anteriormente, a Ásia está em período de monções asiáticas, que causam fortes chuvas. No Japão, centenas de pessoas já morreram até o momento por conta das tempestades que castigam a região sudoeste do país, que provocaram inundações e deslizamentos de terra. Apesar da situação delicada (e triste), precisamos dizer que o vídeo assustador que acompanha as postagens não tem nada a ver com a história.

O vídeo mostra sim a passagem de um tsunami. Porém, ele não tem absolutamente nenhuma relação com o período de chuvas pelo qual passa o Japão nas últimas semanas. Na realidade, as imagens mostram o tsunami de 2011, que ocorreu no nordeste do Japão e foi causado por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter.

Na época, o tsunami danificou gravemente os reatores da central de Fukushima, causando vazamentos, o que foi considerado o segundo pior desastre nuclear da história. A tragédia envolvendo o terremoto e o tsunami deixou cerca de 20.000 mortos.

O vídeo usado nas postagens foi gravado na cidade de Ishinomaki, no teto de um escritório, e conseguiu registrar o momento exato quando as ondas começaram a tomar as ruas da cidade. Ou seja, apesar das terríveis chuvas que estão assolando o Japão, o vídeo não tem nada a ver com isso. Veja o vídeo original.

Em resumo: a história que diz que um tsunami causado pela água da chuva teria atingido o Japão é falsa. O vídeo usado na história não tem relação alguma com as chuvas. As imagens mostram o tsunami de 2011, que foi causado por um terremoto que atingiu o Japão na época. Ou seja, a história não passa de #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.