Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Chuva de peixes atingiu a Tailândia nesta manhã, mostra vídeo #boato

Chuva de peixes atingiu a Tailândia nesta manhã, mostra vídeo #boato

Boato – Choveu peixe na Tailândia nesta manhã. Um vídeo da BBC mostra uma chuva de peixes que ainda não tem explicação científica. Cientistas estão confusos com o fenômeno.

Não são raros os vídeos na internet que servem para atestar que “Jesus está voltando”. Para além de toda questão da fé (que todos têm direito de ter ou mesmo de optar por não ter), há um problema nisso tudo: muitas vezes, as filmagens são falsas ou as histórias que as acompanham foram inventadas. É o caso do nosso vídeo de hoje.

Circula na internet uma mensagem que aponta que “choveu peixe na Tailândia” nesta manhã. O vídeo intercala cenas dos animais caindo do céu com pessoas pegando os peixes em uma rodovia. Assista à filmagem e leia a mensagem que circula online:

Choveu peixe na Tailândia esta manhã, de acordo com o noticiário da BBC. Em vez de uma chuva de água ou neve, era uma chuva de peixe. Deus é poderoso!!! Os cientistas ainda estão confusos com este evento misterioso. Claro, onde o conhecimento do homem termina, é onde o poder de Deus começa. A explicação desse fenômeno é conhecida como tromba d’água, um tornado atinge o mar e suga tudo em seu caminho, descarregando-o no local onde o tornado se dissolve. Aqui está o vídeo .

Vídeo mostra chuva de peixes que atingiu a Tailândia nesta manhã?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história foi compartilhada em diversos idiomas. Vimos versões em português, espanhol, inglês e até japonês. Mas será mesmo que o vídeo que circula online mostra uma “chuva de peixes” na Tailândia? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Antes de explicar a história em si, é importante frisar que é possível que ocorra uma chuva de peixes ou de outros animais. O fenômeno raríssimo ocorre exatamente da forma que o texto do boato aponta (olha só, eles estão certos em uma parte): “um tornado atinge o mar e suga tudo em seu caminho, descarregando-o no local onde o tornado se dissolve”. Em 2012, o fenômeno ocorreu no Sri Lanka. Ano passado, no México.

Ok. Ditas as verdades, vamos às balelas. Primeiro ponto: o trecho do vídeo dos animais caindo do céu (como o que mostra uma catedral ao fundo) foi retirado de um documentário da BBC que explica como seria possível cair coisas do céu. Tratam-se de imagens meramente ilustrativas. Assista:

As imagens das pessoas pegando peixes na rua não são nem de “hoje” tampouco da Tailândia. Elas são de pessoas pegando peixes após um acidente com um caminhão na Índia em 2016. Esse site mostra algumas das imagens. Este mostra outras. Já o vídeo abaixo mostra a “chuva de peixes”, mas explica que foi um acidente de caminhão.

Vale dizer que esta história de “chuva de peixes na Tailândia” já foi utilizada com outras imagens. Em 2012, o Snopes (site norte-americano de fact-checking) desmentiu a mesma história com uma diferença: as imagens eram de um acidente de caminhão na China.

Resumindo: é possível que “chova” animais do céu. Porém, os vídeos que circulam na internet são de imagens ilustrativas da BBC e de um acidente de caminhão na Índia e a “história da chuva na Tailândia” já é velha. Logo temos mais um boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164