Carros batem em barreiras invisíveis e sofrem acidentes em Toluca (México) #boato

Boato – Vídeo que viralizou online mostra diversos acidentes em que carros se chocam em barreiras invisíveis na cidade de Toluca, no México.

Em tempos de fake news, quanto mais impressionante o vídeo, maior é a chance dele se tornar protagonista de balelas online. Está aí a história do resgate das crianças na Tailândia, da torcedora argentina que apanhou da polícia russa, do supermercado drive-thru e do novo Boeing 797 que não nos deixam mentir.

Nem as imagens de acidentes de trânsito escapam. Nos últimos dias, um vídeo com diversas colisões tem feito sucesso nas redes sociais. As imagens chamam atenção pela “misteriosa” forma como os veículos se acidentam: colidem com uma barreira invisível. Junto às imagens, o texto aponta que “são vários acidentes registrados por câmeras de trânsito envolvendo veículos colidindo com uma espécie de parede invisível!”. Outra versão, diz: “nem os cientistas conseguiram explicar esse fenômeno na cidade de Toluca no México”. Confira no vídeo:

Carros batem em barreiras invisíveis e sofrem acidentes misteriosos em Toluca (México)?

As imagens impressionam e geram curiosidade sobre as reais causas dos acidentes. Mas será mesmo que os carros bateram em barreiras invisíveis? A resposta é não. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

O mistério é resolvido seguindo um pouco de lógica. O primeiro ponto está na própria mensagem, que apresenta as características clássicas de boatos online: cheio de informações vagas, alarmistas, com erros de português e não cita datas e fontes confiáveis. Só faltou o pedido de compartilhamento para “fechar o pacote”. Para além disso, ao buscarmos informações sobre o fenômeno, nada encontramos.

Pois bem, ao buscar pela origem do vídeo (que está logo abaixo), descobrimos que o acidente nada comum é fruto de um trabalho do artista gráfico italiano Donato Sansore (conhecido como “Milkyeyes”). Neste site, Donato apresenta o trabalho intitulado “GhostCrash” no Festival Cinemambiente, em junho de 2018, em Turim, na Itália. O que ele fez foi simplesmente “apagar” os outros carros envolvidos no vídeo:

Viu? Nada de barreira invisível. Por sinal, o Snopes (site norte-americano que desmente fake news) também desmentiu a informação e mostrou as imagens originais, onde aparecem outros veículos envolvidos nos acidentes. Vale dizer que além da “versão Toluca”, há versões que apontam cidades na Colômbia, Itália e outros países. Bom, nem precisamos dizer que é #boato.

Sendo assim, o vídeo do acidente misterioso que está circulando nas redes sociais não passa de uma montagem. Ou seja, a barreira invisível não existe e a história é só balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Um comentário em “Carros batem em barreiras invisíveis e sofrem acidentes em Toluca (México) #boato

  • 12/07/2018 em 02:35
    Permalink

    Palmas para boatos.org, sempre mostrando o engodo. Grato.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)