Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Canais de Veneza ficam congelados por causa do frio, mostra foto #boato

Canais de Veneza ficam congelados por causa do frio, mostra foto #boato

Boato – Pela primeira vez na história canais de Veneza ficam congelados por causa do frio. Foto compartilhada na web mostra gelo na cidade italiana.

A onda de frio que atinge a Europa já provocou mais de 60 mortes ao longo da última semana. Apelidada de “Besta do Leste”, ela causou caos no sistema de transporte europeu, com vias bloqueadas e fechamento de aeroportos.

Enquanto a onda de frio varre o continente europeu, as mentes brilhantes da internet aproveitam a pauta para viralizar mais uma história por aí. Encontramos duas versões que estão sendo compartilhadas no WhatsApp. Uma aponta que “Veneza, pela primeira vez na sua história, seus canais se cobriram de gelo, com um brilho radiante por causa das condições higroscópicas especiais causadas pelas águas profundas no centro da cidade”.

A outra mensagem segue o mesmo tom: “ESPETÁCULO DA NATUREZA. VENEZA pela primeira vez, ocorreu um fenômeno incrível!!!! Seus canais se cobriram de gelo e por serem águas pouco profundas, criou -se um brilho higroscópio no centro da cidade jamais observado. LOOK WELL”. A prova de tudo seriam imagens dos canais cobertos de gelo.

Canais de Veneza ficaram congelados por causa do frio?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens dos canais de Veneza surpreenderam quem as viu. Mas será mesmo que eles ficaram congelados por causa do frio? A resposta é não. O Boatos.org resolveu checar as informações. Veja o que encontramos:

Antes de começar, saiba que muitos já caíram nesse tipo de conto. Em 2016, o Boatos.org desmentiu (inclusive por essa que voz fala) uma história semelhante em que uma foto mostrava neve em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Assim como no caso brasileiro, a história foi um “aumenta e inventa”. De fato, a onda de frio fez com que Veneza ficasse coberta de neve. Porém, ao contrário do que indica a mensagem, o mau tempo na região não provocou o congelamento dos canais.

Na verdade, as imagens são fruto do velho truque da internet: montagem. Isso mesmo! A imagem, que circula desde 2014, é uma mistura da foto do Grande Canal de Veneza e do gelo no Lago Baikal, na Rússia, criada e compartilhada no Instagram por Robert Jahns, em 2014.

Mas isso não quer dizer que os canais de Veneza nunca congelaram. O fenômeno é raro e já aconteceu em 1929 e, mais recentemente, em 2012. Mas o frio não foi suficiente para congelar os canais completamente, e o resultado foi uma imagem bem diferente e menos impressionante das que foram compartilhadas na internet.

Resumindo: a história que aponta que os canais de Veneza ficaram congelados por causa do frio é #boato. Ou seja, tudo não passa de mais uma balela que circulou pela internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.