Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Burger King usa carne de cavalo em hambúrgueres #boato

Burger King usa carne de cavalo em hambúrgueres #boato

Boato – Burger King admitiu que estava usando carne de cavalo em seus hambúrgueres. Notícia chocou o mundo.

Por incrível que pareça, até uma notícia verdadeira pode se tornar uma notícia falsa se usada em um contexto errado. Afinal, as coisas mudam e algumas vezes o que era verdadeiro se torna falso e vice e versa. Pois bem, é o caso da informação que vamos desmentir hoje por aqui.

Burger King usa carne de cavalo na produção de hambúrgueres, diz boato
Burger King usa carne de cavalo na produção de hambúrgueres, diz boato

Circula na internet a notícia de que a rede de fast-food Burger King estaria vencendo hambúrgueres com carne de cavalo. Não é preciso dizer que a informação, postada em um blog de notícias no início de julho de 2016, viralizou no Facebook. Leia notícia sobre o caso:

Burger King admite usar carne de cavalo em hambúrgueres e a noticia choca o mundo. Veja!

WASHINGTON (Web Desk) – Burger King quinta-feira finalmente admitiu o uso de HORSE carne em seus hambúrgueres e Whoppers. Mais cedo, o Burger King tem negado veementemente todas as acusações e tem repetidamente dado garantias as alegações não têm fundamento. Mas quinta-feira, a cadeia de fast food admitiu que os testes estão incorretos e emitiu um pedido de desculpas aos seus clientes.

Burger King revelou que os hambúrgueres de carne de cavalo foram producted pela empresa de processamento de chamada Silvercrest, com sede na Irlanda e parte da Foods Group ABF.

Burger King usa carne de cavalo em hambúrguer?

Entre os muitos comentários sobre a notícia estavam “que nojo”, “nem me importo já que é gostoso” e outros. Mas será mesmo que o Burger King está vendendo hambúrguer com carne de cavalo? Na realidade, a história não é bem assim.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Tudo começou em 2013, quando a rede apontou que alguns hamburgueses poderiam estar contaminados com DNA de cavalos por causa de uma falha em uma fornecedora. A notícia foi publicada no tabloide britânico Daily Mail e se espalhou pelo mundo. Porém, a rede rompeu o contrato com a fornecedora e fez um recall que nada apontou.

Dois fatores fizeram a história voltar a viralizar na internet três anos depois. O primeiro foi o verbo utilizado na matéria: admitir. Ele pode dar a dúbia ideia de que a rede teria “admitido que é melhor usar carne de cavalo nos hambúrgueres” ou que a rede “teria admitido que usou carne de cavalo nos hambúrgueres”. Na dúvida, muita gente optou pela primeira opção e compartilhou a história.

O segundo foi a imagem usada na postagem, de um cavalo se transformando em carne. Ela, de fato, dá a ideia (errada) de que a empresa tenha optado por usar carne do animal na receita.

Resumindo: apesar de ter ocorrido erros em fornecedores do Burger King, é boato (até que se prove o contrário) que a empresa utiliza carne de cavalo ou que decidiu usar carne de cavalo nas suas receitas. O texto que circula online é uma notícia fora de contexto que se tornou boato.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Rosemary Santos. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.