Brasil pode ser o próximo alvo do Estado Islâmico, diz boato

Boato – Diplomata Abir Taha afirma que o Brasil pode ser o próximo alvo de ataques terroristas do Estado Islâmico.

O ataque terrorista do Estado Islâmico em Paris gerou comoção na internet. Se você ligou o computador nos últimos dias, com certeza se deparou com notícias sobre o assunto e homenagens de pessoas para as vítimas. Também foi possível perceber uma atmosfera de medo e muitas incertezas sobre o terrorismo. E nesse cenário começaram a surgir histórias de dar medo em qualquer um.

Estado Islâmico tem como próximo alvo o Brasil
Estado Islâmico tem como próximo alvo o Brasil

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um texto que tem circulado online aponta que o Brasil pode ser o próximo alvo dos ataques terroristas do Estado Islâmico. Trata-se de um link de um site chamado Notícia Livre com uma declaração da diplomata Abir Taha que dizia que o Brasil está na mira dos terroristas. Leia:

Brasil pode ser o próximo alvo do Estado Islâmico, diz diplomata

O Estado Islâmico é um dos grupos mais perversos e radicais da atualidade. Com vídeos divulgados na internet, onde mostram execuções e ataques que promovem, o EI pode deixar de ser uma ameaça somente dentro da Síria e do Iraque. A diplomata libanesa Abir Taha, durante entrevista, disse que o Brasil pode ser o próximo alvo. “O EI já está presente em várias partes do mundo, com células adormecidas que podem, a qualquer momento, atacar o coração do mundo ocidental, incluindo o Brasil. Como controlar, por exemplo, a onda de estrangeiros que estão se juntando ao grupo, se eles quiserem voltar para seus países? Ou ainda, como diferenciar terroristas em meio ao grande número de refugiados que deixa a região?”, afirmou. “O terrorismo é um problema internacional, por isso, a guerra ao terrorismo deve ser travada por uma coalizão verdadeiramente internacional de Estados determinados a lutar. Infelizmente, hoje não existe uma guerra internacional contra o terrorismo”. acrescenta. O diplomata é autor do livro “Terrorismo Definido”, que deverá ser publicado no Brasil pela editora Simonsen.(R7)

É claro que a história se espalhou online como rastro de pólvora. Mas será que é verdade mesmo que o Brasil pode ser o próximo alvo do Estado Islâmico e que uma diplomata falou isso? As respostas são, respectivamente, muito provavelmente não e definitivamente não.

Respondendo à segunda pergunta: como base para a declaração, o autor usou uma fala da diplomata e autora do livro “Terrorismo Definido” ao R7. Nessa entrevista, ela disse “todos os países onde há considerados infiéis podem se tornar alvo de atentados” e “o EI já está presente em várias partes do mundo, com células adormecidas que podem, a qualquer momento, atacar o coração do mundo ocidental, incluindo o Brasil”. Você pode notar que ela mão disse nada sobre o Brasil ser próximo alvo. Ou seja, isso foi uma superinterpretação por parte do site.

Falando sobre as possibilidades de um ataque no Brasil ser o próximo. Para começar, o texto que aponta que o Brasil seria o próximo alvo do Estado Islâmico foi publicado no dia 4 de julho deste ano. De lá para cá, aconteceram diversos ataques do Estado Islâmico. Só para citar alguns: em Beirute, contra o avião que saiu da Rússia e em Paris. Ou seja, o site já errou o palpite.

Além disso, se analisarmos a lista de países inimigos do Estado Islâmico, o Brasil está atrás de diversos outros países (como EUA, França e Rússia).  Se a questão for proximidade, Síria, Líbia e outros países do Oriente Médio também estão mais à mercê de ataques. Ou seja, em uma lista de alvos, o Brasil está longe dos primeiros lugares.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que o Brasil pode ser o próximo alvo do Estado Islâmico é só um palpite que usou uma fala distorcida de uma entrevista. Apesar de existir a possibilidade de um ataque terrorista por aqui, é mais provável que aconteça em outros lugares do mundo.

Uma ressalva: em 2016 acontecem as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Lá, sim, haverá riscos de alguns problemas de segurança. Por isso, o Brasil e a organização do evento devem ficar atentos a eventuais ataques terroristas. Mas mesmo essa informação não faz do Brasil “o próximo alvo”. Infelizmente, até agosto 2016 devem acontecer mais ataques em outros lugares do mundo.

PS: este artigo foi uma sugestão do leitor Francisco Othon. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Brasil pode ser o próximo alvo do Estado Islâmico, diz boato

  • 13/06/2016 em 21:36
    Permalink

    Gostei do artigo, parabéns e muito obrigada (:

    Resposta
  • 11/12/2015 em 11:58
    Permalink

    Nossa pessoal é muita mentirada o povo quer nos aterrorizar muito obrigada a esse site por esclarecer esses boatos

    Resposta
    • 22/03/2016 em 18:46
      Permalink

      É mesmo?
      Pense um pouco o brasil tem estrutura de EUA, Inglaterra, etc, atacar o brasil seria uma barbada.
      Então pq seria difícil esperar isso aqui?

      Resposta
  • 19/11/2015 em 22:27
    Permalink

    estão sim se reunindo para vim matar a presidente dilma pelo arrombo que deixou todos nos brasileiros e pagar as dividas desses politicos malditos e corruptos

    Resposta
  • 18/11/2015 em 02:45
    Permalink

    Todo mundo fica triste quando alguma coisa dessas acontece!!! Digo do (ataque terrorista). Bom mas todo mundo se esqueceu que a maioria dos seres humanos são um bando de precocentosos, seja em racismo, pessoas pobres!!!, deficientes!!. Bom o ser humano só consegue enchergar o semelhante, só se for. Rico e com nem uma deficiencia!!!. Sabe de uma coisa bem feito o estado islamico atacar paris!!, atacar o mundo todo rsrsrs. Até o brasil kkkkk. O mundo espiritual está com o estado islamico!!! O chefe de todos os seres humanos que domina vocês todos!!! Está com eles também!!! Kkkkk. Eu sou ser humano

    Resposta
  • 17/11/2015 em 16:18
    Permalink

    Pessoal, amo o site! Mas anda tendo muitos erros de digitação, na outra matéria sobre “Estado Islâmico ameaça o Brasil, apontam notícias falsas” também…

    Resposta
  • 16/11/2015 em 18:33
    Permalink

    Sim o brasio pode nao estar no topo dq lista de inimigos do estado islâmico, mais os paises q estão, sao paises com mais armamentos co

    Resposta
  • 16/11/2015 em 16:23
    Permalink

    Essa informação pode até ser falsa, mas que eles podem se aproveitar do grande número de delegações que virão para o Brasil na Olimpiada, isso é verdade. E o pior, como o esquema de segurança das delegações será ainda maior, eles podem se aproveitar e atacar bares, restaurantes, hotéis com grande concentração de turistas, atingindo, inclusive brasileiros. Tem gente dizendo que eles não atacariam o Brasil pois o nosso país sempre teve bom relacionamento com os países do oriente médio, mas isso é uma falácia, pois 2 dias antes o Estado Islâmico explodiu uma bomba no Líbano, matando mais de 40 pessoas e os que morreram eram de um país que nunca bombardou ninguém e, para falar a verdade, só sofreu ataques.

    Resposta
  • 16/11/2015 em 15:24
    Permalink

    Boa Tarde!

    Bom eu não duvido que em 2016 pode acontecer um ataque no Brasil a mandado do EI, do jeito que as coisas anda, a Dilma querendo bombardear o Estado Islamico, creio que isso seja bem provavel.

    Seja mais realista, talvez seja um boato, talvez não. Quem pode saber?

    Resposta
  • 16/11/2015 em 11:48
    Permalink

    Existe indícios de uma grande movimentação financeira na tríplice fronteira do Brasil, isso já foi informado tanto pela polícia Federal, quanto por agências estrangeiras. A uma suposta célula de lavagem de dinheiro, mas como sempre na se faz!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)